BPA flagra desmatamento em região de Atalaia

Ascom PMAscom PM

Equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental flagraram nesta segunda-feira, 11, uma área de Mata Atlântica devastada dentro da fazenda Paissandu, no povoado Branca de Atalaia, no município de Atalaia. A Polícia chegou ao local através de denúncia anônima e constatou que se tratava de um crime recorrente.

Os responsáveis pelo crime conseguiram fugir ao perceber a presença da Polícia e deixaram no local foices, machados e uma grande quantidade de agrotóxico que estava sendo usado para evitar o reflorestamento do local.

De acordo com informações do Coronel Maxuel do BPA, o local já foi autuado em novembro do ano passado por equipes da Polícia pelo mesmo crime. “Cabe ao BPA realizar o auto de constatação e encaminhar cópias ao IMA, IBAMA e à Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual”, explicou o coronel. Caba ao IMA, segundo Maxuel, investigar quem são os proprietários da fazenda ou responsáveis pelo crime para então autuá-los.

O coronel alertou que o agrotóxico utilizado também contamina o lençol freático e por consequência envenena a água que é consumida pelos próprios criminosos na região. “Se esses reincidentes fossem presos não sairiam através de pagamento de fiança”, afirmou.

A Polícia ressalta a importância de a população alagoana denunciar os casos de desmatamento e outros crimes ambientais como forma de auxiliar na preservação da natureza e punição aos criminosos. O fone disponível para denúncias é o (82) 3201.2000.

pesca predatória

Nesta final de semana o BPA realizou ação no município de Penedo. Na ocasião foi flagrada a pesca de cerca de 10 kg de peixe, atividade ilegal neste período de ‘defesa’,
como é chamado, e que vai até o mês de março. Os pescadores foram detidos e respondem ao processo em liberdade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos