A Polícia Civil de Alagoas concluiu o inquérito sobre o assassinato do empresário Jair Gomes de Oliveira, conhecido como Grilo, morto no dia 22 de novembro do ano passado, na região central de Palmeira dos Índios. No inquérito, que será remetido à Justiça na próxima segunda-feira, 24, a polícia atribui a autoria intelectual ao marido da vice-prefeita de Palmeira dos Índios, Verônica Medeiros, Fernando Medeiros, com quem Grilo teria brigado rispidamente um ano antes do crime.
Manoel Araújo da Costa, conhecido como Mané; José Rosendo Seden, conhecido como Duda; e um terceiro elemento identificado como Gilberto Fernandes Bispo, o Beto, estão sendo apontados como autores materiais do crime.
Nesta sexta-feira o delegado-geral de Polícia Civil, Marcílio Barenco, em conjunto com os delegados especiais designados para o caso, Kelman Vieira e Rodrigo Sarmento, concederam entrevista coletiva à imprensa para esclarecer detalhes sobre o crime e apresentar dois dos autores materiais, presos recentemente.
Manoel Araújo da Costa havia fugido para São Paulo após o assassinato, mas acabou sendo preso pela polícia paulista e trazido para Maceió ontem. Mané, conta que foi designado por Fernando Medeiros – com quem mantém uma relação de amizade antiga – para contratar pessoas para assassinar o empresário. Ele recebeu antecipadamente R$ 10 mil, que dividiu com Duda e Beto.
Mané conta que Duda foi o responsável pelos disparos e que Beto estaria conduzindo a motocicleta Titan preta, de placa MVJ 9908/Rio Largo no dia do crime.
Em entrevista à imprensa Duda negou todas as acusações e afirmou que apenas trabalha como caseiro para Fernando Medeiros. Ele foi preso no último domingo, 16, quando recebeu alta médica do Hospital Geral do Estado (HGE). José Rosendo estava em Maceió visitando a mãe e sofreu um acidente de moto. Após seu internamento a polícia descobriu que se tratava de um acusado de homicídio. Ele foi preso e confirma apenas que a moto do acidente pertence ao filho de Medeiros.
O terceiro acusado, Beto, foi preso no dia 23 de dezembro no município de Belém (AL), onde mora. Este não foi apresentado á imprensa visto que já se encontra no sistema prisional.
Manoel Araújo já cumpriu pena por homicídio e respondia em liberdade. Ele contou que Duda também já cometeu um homicídio no bairro da Forene. Ele teria assassinado uma mulher vítima de violência doméstica.
Crime
O pivô do crime foi uma confusão em restaurante da cidade causada por uma discussão envolvendo a posse do aeroclube de Palmeira dos Índios. Durante a briga, Jair Gomes socou o acusado, que resolveu se vingar.
Fernando contratou pistoleiros para executar Jair. No dia do crime, a dupla – Gilberto Bispo, o Beto e José Rosendo – se aproximou da vítima em uma motocicleta Titan preta, de placa MVJ 9908/Rio Largo e Duda efetuou os disparos.
O caso foi registrado pelo circuito de segurança de um estabelecimento localizado próximo a cena do crime e, por meio das imagens a polícia chegou aos acusados.
Através de uma denúncia anônima a polícia encontrou a motocicleta utilizada pelos autores materiais no dia do crime. A partir daí, foram identificados os acusados e o autor intelectual.
Após as investigações, mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital e foram cumpridos pelos policiais da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).
Roupas, bonés e capacetes foram encontrados na casa de Beto. Inclusive, a blusa e o boné utilizados no dia do crime.
Por ter curso superior, Fernando está preso no Corpo de Bombeiros. Beto foi encaminhado para Casa de Custódia da Polícia Civil.
Crédito: Priscylla Régia/Alagoas24Horas
Crédito: Priscylla Régia/Alagoas24Horas
Crédito: Priscylla Régia/Alagoas24Horas
Crédito: Priscylla Régia/Alagoas24Horas
Crédito: Priscylla Régia/Alagoas24Horas





