Alerta: corpos estranhos causam lesões em ouvido e nariz

SesauOtorrinolaringologista Floriano Rocha Júnior

Otorrinolaringologista Floriano Rocha Júnior

Dor, zumbidos ou surdez podem ser sintomas de corpo estranho no ouvido. Apesar do incômodo, especialistas recomendam não tentar retirar o objeto, pois a manipulação inadequada pode agravar o caso e provocar sérias complicações. O alerta é do médico otorrinolaringologista Floriano Rocha Júnior, que atua no Hospital Geral do Estado (HGE).

A unidade hospitalar registra, em média, 150 atendimentos mensais de retirada de corpos estranhos no ouvido, nariz e faringe em pacientes adultos e crianças. Dentre os objetos mais comuns encontrados estão à naftalina, algodão, esponja de almofada, tampa de caneta, pedaços de dentadura, pilha de relógio, espinha de peixe, casca de camarão e grãos de milho e feijão.

De acordo com Floriano Rocha Júnior, a incidência de objetos no nariz e ouvido de crianças está diretamente relacionada com o grau de instrução dos pais, bem como aos cuidados dispensados aos filhos.

“A falta de zelo de quem cuida diretamente das crianças contribui para que elas peguem objetos pequenos e introduzam no nariz e ouvido. Todo cuidado é pouco com crianças pequenas, principalmente durante as refeições, evitando oferecer peixes com espinhas e camarão com casca”, recomendou.
Insetos como baratas pequenas, formigas, mosquitos e escorpiões também são encontrados com frequência nos ouvidos de pacientes atendidos pelo serviço de otorrinolaringologia do HGE.

“Quando uma pessoa introduzir algum objeto ou sentir que algum inseto estiver no ouvido, o indicado é esperar que ele saia espontaneamente. Caso isso não ocorra, não se deve tentar retirar, nem utilizar pinças para evitar lesões. O ideal é procurar uma unidade de urgência, onde um especialista realizará o procedimento".

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos