AL deve fechar com Espanha na área de desastres naturais

AssessoriaAssessoria

Técnicos da Agencia Internacional de Cooperación Internacional para El Desarrollo (AECID) estiveram nesta quarta-feira (24) na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para discutir uma possível cooperação. Eles foram recebidos pelo secretário de Estado, Ivã Vilela, e a reunião teve como principal foco uma parceria na prevenção de desastres naturais.

A reunião realizada em Jacarecica contou ainda com a presença da Defesa Civil Estadual e do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), que discutiram a efetivação de uma cooperação técnica entre o órgão espanhol e o Governo de Alagoas para atuar nas diversas áreas da prevenção de desastres naturais. O acordo envolverá troca de experiência, capacitação técnica e financiamento para projetos no estado.

O AECID é um órgão internacional do Governo da Espanha criado em 1998 para lutar contra a pobreza no mundo e trabalhar pelo desenvolvimento humano sustentável. A principal ideia é contribuir para o desenvolvimento efetivo de alguns dispositivos já existentes como a Sala de Alerta da Semarh e a Defesa Civil e também ajudar em novos aspectos como mapeamento de áreas de risco e degradadas e erosão marítima.

Para o técnico da AECID, Jesus Molina, o principal objetivo é trazer a Alagoas o conhecimento e as técnicas já utilizadas na Espanha. “Vamos trabalhar com a troca mútua de experiência, trazendo para cá tudo que sabemos e já utilizamos para fortalecer os dispositivos locais. Colaborando diretamente na elaboração de planos de prevenção de desastres naturais”.

O secretário Ivã Vilela lembrou que essa cooperação só irá somar no fortalecimento da Sala de Alerta. “A parceria com a AECID só vem a fortalecer o trabalho que já estamos fazendo na Sala de Alerta. Certamente qualificaremos muito mais nossas ferramentas na prevenção de desastres naturais. Já temos 9 estações de monitoramento dos rios e até o final do ano deveremos instalar outras 14 plataformas”.

Após a reunião, ficou decidido que a AECID enviará um técnico a Semarh para discutir o que já vem sendo feito em Alagoas e a possibilidade de novos projetos para assim elaborar um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo Espanhol e o de Alagoas na área de prevenção de desastres naturais.

Fonte: Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos