Governador visita plantio de eucalipto

O governador Teotonio Vilela visitou, nesta terça-feira, a fazenda Flexeiras, em Capela, onde os proprietários Eduardo e Frederico Carneiro cultivam eucalipto com fins comerciais. Teotonio Vilela foi à propriedade para conhecer como funciona a utilidade comercial da árvore, utilizada como fonte de energia. De acordo com o governador, a versatilidade do eucalipto é de muita utilidade para a economia, e o Estado precisa deste mecanismo autossustentável que respeite a natureza.

Há quatro anos, os irmão Carneiro decidiram plantar eucalipto para tornar a Cerâmica Bandeira Ltda, de propriedade da família, autossuficiente no abastecimento dos fornos de queima de material cerâmico. Para isso, eles procuravam algo que tivesse um custo baixo e que ajudasse na preservação do meio ambiente. “Procuramos uma solução que estivesse em sintonia com as práticas atuais de uso de energia renovável e com menor custo, e encontramos no eucalipto essas características”, disse Eduardo.

Nesta terça-feira, em sua primeira colheita, os irmãos comemoram o resultado obtido. “Inicialmente, a nossa intenção era apenas utilizar o material como lenha para queimar cerâmica, mas, para nossa surpresa, encontramos um outro mercado, o da construção civil, onde nós vamos comercializar estroncas”, falou Frederico Carneiro. O trabalho desempenhado na fazenda Flexeiras chamou a atenção do governo de Alagoas e de instituições parceiras, que em 2008 haviam iniciado um estudo sobre a viabilidade de implantar no Estado um projeto de incentivo ao plantio do eucalipto, sobretudo nas áreas de encostas, anteriormente ocupadas com a cultura da cana-de-açúcar.

Para verificar a adaptabilidade da árvore em terra alagoana e conhecer um pouco mais sobre o plantio, tratos culturais, colheita, produtividade e comercialização, o governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado dos secretários de Estado Jorge Dantas (Agricultura); Luiz Otávio Gomes (Desenvolvimento Econômico) e Sérgio Moreira (Planejamento) foram conhecer essa experiência e ficaram satisfeitos com o que viram.

Participaram também da visita técnica, representantes do Sebrae/AL, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), entre outros.

Fonte: Adriana Melo/Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos