Alagoas ganha comitê para ações agropecuárias

Adailson CalheirosSecretário Jorge Dantas alerta para o fim do prazo de adesão

Secretário Jorge Dantas alerta para o fim do prazo de adesão

O Comitê de Acompanhamento das Ações de Defesa Agropecuária do Estado de Alagoas foi criado oficialmente nesta quinta-feira (8) por meio de decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado. A comissão será presidida pelo secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, e terá como finalidade acompanhar as ações da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Adeal) e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), no que se refere à implementação das ações de Defesa Agropecuária no Estado.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, a criação do comitê só trará ganhos para o setor, uma vez que o grupo acompanhar, debater e sugerir ações efetivas que ajudarão Alagoas a conseguir a mudança de classificação em relação à febre aftosa. Atualmente, o Estado é considerado zona de risco desconhecido da doença.

“A aftosa é uma questão prioritária. A participação dos órgãos e entidades no comitê é fundamental e dará transparência e agilidade as ações. É importante a participação de todos nesse processo para acompanhar o que o governo está fazendo, e cobrar, caso seja necessário”, fala.

O comitê será composto por membros titulares e suplentes da Seagri, Adeal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas, Associação dos Criadores de Alagoas, Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas, Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assim como da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

Outra competência da comissão é identificar eventuais falhas de procedimento e de ações, formulando propostas de aperfeiçoamento visando o rápido e efetivo cumprimento dos objetivos.

O Comitê de Acompanhamento das Ações de Defesa Agropecuária vai atuar junto aos órgãos da administração estadual no sentido de tornar ágil os procedimentos relativos à efetivação das medidas por ele aprovadas.

Fonte: Adriana Melo/Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos