Prefeito encontra caos em Cacimbinhas

DivulgaçãoRoberto Wanderley relata situação díficil, mas não quer pré-julgar antecessor

Roberto Wanderley relata situação díficil, mas não quer pré-julgar antecessor

A situação encontrada pelo novo prefeito do município de Cacimbinhas, Roberto Wanderley (PMDB), parece não ser muito diferente daquela registrada em muitos municípios brasileiros em 1º de janeiro, quando os novos gestores tomaram posse. Wanderley – que é irmão do vice-governador José Wanderley Neto – ao assumir o cargo encontrou diversos problemas na prefeitura, como telefones e internet cortados, salários atrasados, entre outros.

Wanderley encontrou ainda problemas com o pagamento dos professores. Muitos alegaram que não receberam os salários de dezembro e o 13º, e que apenas aqueles que possuíam ligações políticas com o ex-prefeito Jorge Gonzaga, foram beneficiados. “Uma situação que nos causou estranheza visto que em alguns municípios os prefeitos chegaram a pagar o 14º e o 15º salário à categoria, uma vez que a verba para o pessoal da educação é sagrada”, afirma.

Além disso, em várias ruas da cidade e principalmente na periferia, a nova administração encontrou uma situação bastante incomoda, com muitas delas esburacadas, calçamentos cedendo e entulhos acumulados nas calçadas. A nova administração levantou ainda que a prefeitura de Cacimbinhas possui um débito superior a R$ 70 mil com o INSS, referente apenas ao setor de educação do município, o que pode inviabilizar novos projetos na área.

E a articulação política do prefeito eleito, Roberto Wanderley, que antes de assumir começou a articulação política para angariar investimentos federais, acabou enfrentando uma grande frustração depois de ter conseguido junto ao Ministério das Cidades uma verba de R$ 1 milhão para investimentos na área de infra-estrutura. O dinheiro não será liberado pelo fato de a prefeitura de Cacimbinhas está inscrita no Cauc, o Cadastro Único de Convênios, uma espécie de SPC do governo federal, portanto incapaz de receber recursos federais.

Outro problema encontrado foi o sucateamento da frota de veículos do município, sem condições mínimas de operacionalidade em sua maioria. “Não obstante tudo isso, antes de entregar o cargo, o prefeito anterior, em clima festivo, inaugurou o açougue e o mercado público sem condições de funcionamento por falta de equipamentos básicos” complementa o prefeito Roberto Wanderley.

Toda a situação encontrada, segundo o prefeito, está sendo devidamente documentada para que as medidas necessárias sejam adotadas juntos aos órgãos competentes, como Ministério Público e a Justiça. “Não quero fazer pré-julgamentos nem ser leviano em fazer acusações, mas qualquer irregularidade ou mau uso do dinheiro público que for constatada serão levados ao conhecimento das autoridades para que haja apuração das responsabilidades”, diz ele.

“Outra atitude que não seja essa seria pecar pela omissão, numa passividade que não é adequada a conduta de um gestor público responsável”, conclui o novo prefeito, acrescentando que irá esperar o resultado do levantamento que está sendo realizado em cada setor da administração publica para que em seguida possa definir quais medidas serão adotadas para responsabilizar os culpados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos