Nova técnica de cirurgia de traqueia

Uma técnica de cirurgia de traqueia, desenvolvida pelo médico José Camargo, da Santa Casa de Porto Alegre, foi apresentada a dez cirurgiões torácicos de Brasília, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Pernambuco. A iniciativa partiu do diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, e serviu para que os especialistas pudessem discutir as mais recentes descobertas na área.

“A Santa Casa de Porto Alegre possui uma atividade muito intensa em cirurgia torácica; temos o Centro de Transplantes de Pulmão, que é pioneiro na América do Sul e um dos maiores do Brasil, e uma experiência muito grande em cirurgia de traqueia”, afirmou José Camargo.

Segundo ele, esse tipo de cirurgia se tornou muito popular nos últimos anos e os pacientes que no passado morriam de insuficiência respiratória passaram a ser ressuscitados por meio da técnica de respiração artificial, através da implantação de um tubo na traqueia. O procedimento, no entanto, pode causar traumas na parede da traquéia e, em sua fase da cicatrização, provocar o estreitamento do órgão.

A técnica desenvolvida pelo cirurgião, chamada de traqueoplastia, visa corrigir cirurgicamente o estreitamento da traqueia junto da corda vocal, preservando no paciente a capacidade de respirar espontaneamente e de falar.

José Camargo explica que esse tipo de estreitamento, conhecido como subglótico por estar imediatamente abaixo da glote (cordas vocais), é um dos mais delicados. A técnica por ele desenvolvida, menos invasiva, permite uma rápida recuperação.

“Na traqueoplastia o paciente já sai respirando normalmente, sem que seja preciso a implantação de um tubo de silicone na traqueia para auxiliar na respiração, como ocorria antigamente. Ele retoma suas atividades normais muito mais rápido”, enfatizou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos