Renan saúda medidas para a agricultura

Agência SenadoRenan usou tribuna para elogiar ação do governo em prol do setor agrícola

Renan usou tribuna para elogiar ação do governo em prol do setor agrícola

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) saudou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo anúncio de três medidas para incentivar e melhorar a produção agrícola no país. A primeira é uma medida provisória (MP) que estabelece a reestruturação das dívidas rurais. A segunda cria, por decreto, adidos agrícolas do Brasil nos principais mercados, citando como exemplo os Estados Unidos, a União Européia, a Rússia, o Japão, a China, a África do Sul e a Argentina. A terceira é um projeto de lei que estabelece um fundo de catástrofe para viabilizar um sistema de seguros para a área agrícola.

O representante alagoano enfatizou que a renegociação das dívidas vai beneficiar 679 mil pequenos e médios agricultores. Renan enfatizou que a renegociação vai conceder desconto para a quitação de dívidas antigas e também para a quitação de empréstimos para investimentos que vencem este ano, como os utilizados para a compra de colheitadeiras e tratores ou a construção de armazéns.

– São todas ações louváveis, que contam com total apoio do ministro (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Reinhold Stephanes – disse Renan, lembrando que Lula começa a cumprir a promessa feita em março, em Delmiro Gouveia (AL), quando declarou que "nenhum banco vai tirar terra de um pequeno agricultor deste país por conta de uma dívida de 20 mil ou 30 mil reais".

Renan acrescentou que mais de 30 mil produtores rurais estão inadimplentes somente em Alagoas. De acordo com o parlamentar, já há dois mil processos em fase de execução judicial. Esses processos, acrescentou, atingem principalmente pequenos e médios produtores. Outras regiões, assinalou, enfrentam o mesmo drama.

– Alguns correm o risco de perder a terra e, muitas vezes, essa terra é bem da própria família – observou.

O representante alagoano afirmou, contudo, que as medidas anunciadas não bastam. Defendeu a criação de uma política permanente de crédito rural mais justa e equilibrada, com juros compatíveis; de medidas efetivas para fortalecer a agricultura familiar; avanços na reforma agrária e acesso à tecnologia.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos