70% dos produtos da cana são exportados

GoogleCana-de-açúcar

Cana-de-açúcar

O ciclo de palestras do 25º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, realizado no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, foi aberto na manhã desta terça-feira, dia 08, com uma exposição sobre a safra 2007/2008, proferida pelo assessor técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar/AL), Jorge Sandes.

O simpósio, que está sendo realizado de forma simultânea com a 5ª Feira Regional do Setor Sucroalcooleiro (Fersucro) e que é considerado um dos maiores eventos do setor nacional, este ano, traz como tema: “Mecanização: uma realidade”. O evento, que foi aberto, oficialmente, na segunda-feira passada, prossegue até a próxima sexta-feira, dia 11.

Jorge Sandes, durante a palestra proferida a um público muito atento, fez um balanço da atual safra alagoana. De acordo com ele, apesar do Estado passar por uma entressafra difícil, há uma expectativa de melhora no setor nos próximos anos.

Segundo dados estatísticos apresentados pelo assessor técnico, cerca de 70% da cana produzida em alagoas é destinada a fabricação de produtos para exportação. “O mercado interno consome apenas 30% do que a gente produz. Os outros 70% estão sendo exportados. O nosso caminho é mesmo a exportação. Literalmente, estamos sendo empurrados para o mar, para o porto”, enfatizou o representante do Sindaçúcar durante a palestra.

De acordo com ele, Alagoas é o segundo produtor nacional de açúcar – com dois milhões e seiscentas mil toneladas do produto – perdendo apenas para o primeiro colocado, o Estado de São Paulo. Já na produção de álcool, fica com a quarta posição.

“Alagoas e a região Nordeste têm que ser mais competitivos. Precisamos investir mais em tecnologias para não perder mais espaço no mercado. Caso contrário, no futuro, não vamos ter onde colocar o nosso açúcar”, declarou o assessor técnico, acrescentando que a Rússia é o País que mais consome o açúcar produzido por Alagoas.

Para o secretário e tesoureiro da STAB Regional Leste, Fernando Lyra, a palestra de abertura do simpósio, proferida pelo assessor técnico do Sindaçúcar, retratou o cenário atual do setor sucroalcooleiro alagoano e nacional, fazendo um comparativo detalhado da produção nas regiões do País.

“A palestra mostrou o quadro de Alagoas. Podemos ver a evolução do setor e a importância do nosso Estado para o restante do País e do mundo. Do que é produzido aqui, apenas 13% do álcool e 5% do açúcar é consumido pelo mercado local. O restante é exportado para outros Estados ou países. São dados importantes para o setor”, enfatizou ele.

Entre as outras palestras que serão ministradas durante a programação do Simpósio estão: Gotejamento em Cana-de-açúcar: desafios e oportunidades, Reciclagem de Potássio na Cultura da Cana-de-açúcar, Motores a diesel movidos a etanol: os caminhos possíveis, Sistema de Transbordo em colheita mecanizada de cana-de-açúcar – trator x caminhão, entre outras.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos