Alagoas terá Centro de Referência

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) liberou, essa semana, recursos na ordem de R$ 740.966,09 para a implantação do Centro de Referência em Biotecnologia da Reprodução e Produção de Ruminantes em Alagoas, com contrapartida do governo do Estado de R$ 79.000,00. O projeto, apresentado em 2007 pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), vai beneficiar toda a cadeia produtiva da pecuária de leite e de corte no Estado, através da difusão de novas tecnologias, a exemplo de inseminação artificial, transferência de embrião e orientações aos agricultores familiares, com palestras, cursos e treinamentos.

Os recursos serão investidos na reconstrução do prédio sede do Centro, localizado em Batalha, onde hoje são realizados cursos de inseminação artificial; na reconstrução de laboratórios, prédio de treinamento de inseminadores, centro cirúrgico para ruminantes, auditório, biblioteca e alojamentos.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, José Marinho Júnior, com os recursos liberados, o próximo passo é o processo de licitação para a reforma e compra dos equipamentos. “A nossa previsão é de que as reformas sejam iniciadas logo após o processo licitatório e concluídas até julho de 2009”, diz o superintendente, acrescentando que a secretaria tem pressa para concluir as obras.

O secretário de Estado da Agricultura interino, Jorge Dantas, explica que o momento é importante para a pecuária alagoana. “Diversos trabalhos estão sendo feitos para fortalecer o setor e nós temos a certeza de que o Centro vai impulsionar a pecuária alagoana, uma vez que vai proporcionar ao agricultor familiar o acesso a novas tecnologias, a melhoramento genético. Tudo isso vai ter como resultado o aumento da produtividade dos animais”, disse Dantas, explicando que os trabalhos também serão voltados à gestão de propriedades e nutrição animal.

Além do Governo do Estado e do MDA, o projeto de implantação do Centro de Referência em Biotecnologia da Reprodução e Produção de Ruminantes em Alagoas conta com a parceria do Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (Codevasf), Banco do Nordeste, Sebrae, entre outros.

Números do setor – A cadeia produtiva do leite é o segundo segmento do agronegócio do Estado, com cerca de 21 mil imóveis rurais ativos, sendo 70% de agricultores familiares, que geram cerca de 125 mil empregos diretos.

A produção de leite do Estado gira em torno de 700 mil litros de leite/dia, com um rebanho aproximado de 100 mil vacas lactantes. O Estado já ocupou a liderança na produção de leite na região Nordeste e hoje ocupa a 5ª colocação.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos