Caminhos do São Francisco é novo roteiro

Alagoas terá a formatação de um novo roteiro turístico integrado: os Caminhos do São Francisco. O Arranjo Produtivo Local de Turismo Caminhos do São Francisco, parceria entre governo de Alagoas, Sebrae-AL e outras instituições, foi lançado em Penedo nesta quarta, 16, com a presença de autoridades, associações locais, profissionais da área de turismo, meio ambiente, entre outros. O roteiro integra as cidades de Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Belo Monte, Traipu, Porto Real do Colégio, Piranhas, Olho D’água do Casado, Água Branca, São Brás, Pão de Açúcar e Delmiro Gouveia.

O APL visa a desenvolver o roteiro turístico da região, por meio do aproveitamento das potencialidades culturais, históricas e das belezas naturais em 12 municípios do chamado baixo São Francisco, a “Costa Doce de Alagoas”. De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Sérgio Moreira, que representou o governador Teotonio Vilela Filho no evento de lançamento do novo APL, o “Caminhos do São Francisco” será um produto diferenciado de Alagoas para o mercado turístico, que irá integrar os municípios que beiram o rio em diversas áreas.

“Cada cidade tem suas potencialidades e particularidades, que serão organizadas para a estruturação de roteiros, como os ‘Caminhos do Imperador’, por onde passou Dom Pedro II e foi tema de um livro com o mesmo nome”, destaca Moreira. O secretário também lembrou do trabalho do governo na elaboração do material fotográfico “Baixo São Francisco – a Costa Doce Alagoana”, que se constitui na coleção de 21 fotos exclusivas da região.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Empreendimentos, Intermediações e Parcerias (Cepal / Diário Oficial), Marcos Kummer, o álbum é parte do empenho do Governo do Estado de Alagoas em associar-se aos esforços para diminuir desigualdades regionais e sociais, dando suporte à formação de uma ampla rede de apoio às comunidades locais, com base no desenvolvimento sustentável e integrado.

Já o secretário de Turismo, Virgínio Loureiro ressaltou a importância do engajamento entre o governo do Estado, Sebrae-AL e as prefeituras para a realização do Arranjo Produtivo Local, que diversificará a oferta turística do Estado, uma das metas da Setur. “Estamos convencidos de que o APL é o melhor instrumento de governança para o desenvolvimento de ações na região do São Francisco, com o engajamento de todos os atores locais”.

Planejamento Estratégico

As atividades do APL de Turismo Caminhos do São Francisco iniciam-se nos dias 23 e 24 de julho, com as oficinas de planejamento estratégico. O encontro acontecerá no auditório da Chesf, na cidade de Piranhas, com a participação de associações locais, ONGs ligadas ao rio São Francisco, prefeituras, secretarias estaduais e municipais, e empresários.

As oficinas têm o apoio do Ministério do Meio Ambiente e a participação de dois especialistas da área de turismo, Mario Petrocchi e Gabriel Pesce. Petrocchi é consultor especialista em gestão de destinos turísticos com trabalhos no Ministério do Turismo e alguns livros publicados. Assim como Mario, Gabriel Pesce é moderador em diversas oficinas de planejamento de desenvolvimento turístico com o MTur.

Segundo a secretária-adjunta de Turismo, Danielle Novis, esse encontro de planejamento tem o objetivo de formatar um plano de trabalho participativo, onde todos os atores locais irão dar sua contribuição em diversas áreas, como infra-estrutura, marketing, produtos, roteiros, entre outros. “Trabalhamos sempre em parceria para que todos se engajem com responsabilidade a fim de desenvolver os projetos da melhor maneira possível”, afirma.

Fonte: Ascom Setur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos