Juiz sorteia ordem da propaganda em União

Foto: Ivan NunesJuiz José Lopes Neto concedeu entrevista sobre guia eleitoral em União

Juiz José Lopes Neto concedeu entrevista sobre guia eleitoral em União

O juiz da 21ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú, José Lopes Neto, promoveu na manhã desta terça-feira, 12, o sorteio que definiu a posição das coligações partidárias do programa de rádio no horário eleitoral gratuito que terá início na terça-feira, 19. A coligação “União Cada Vez Melhor”, do candidato Areski Freitas (PTB), foi apontada no sorteio como a primeira a se apresentar no guia, seguido do Partido Socialismo e Liberdade, o Psol.

A coligação política “União e Mudança”, do candidato a prefeito Beto Baía (PP), vai encerrar a audição inaugural do horário gratuito no rádio, onde os prefeitáveis terão a oportunidade de apresentar aos 40.591 eleitores aptos a votarem no dia 5 de outubro suas propostas políticas. Já na quarta-feira, 20, será a vez dos candidatos a vereador, onde no sorteio a coligação “União Cada Vez Melhor” fará a abertura do programa, seguido dos candidatos da coligação “União e Mudança” e fechando o programa de rádio, os cinco candidatos a vereador do Psol.

Segundo orientações do juiz eleitoral José Lopes Neto, “a coligação que primeiro usar o guia eleitoral, na seqüência passará a ser a última, atendendo ao rodízio de apresentações dos programas conforme determina a legislação da propaganda eleitoral gratuita no rádio, onde o mesmo ocorrerá com os candidatos a vereador”. Antes do anúncio que definiu a posição de cada coligação no guia eleitoral, que vai ao ar n terça-feira, 19, José Lopes Neto concedeu entrevista a mídia eletrônica, além das emissoras de rádio AG FM, Zumbi e Farol SAT.

Ele se defendeu das acusações sofridas sobre sua conduta no processo eletivo deste ano, numa ação movida por uma coligação de Santana do Mundaú. “Considero este episódio superado por que estou respaldado pela mais alta corte eleitoral do Estado de Alagoas”, disse José Lopes Neto. De acordo com o magistrado, o local onde as 155 urnas eletrônicas estão armazenadas no fórum eleitoral de União dos Palmares, é bastante seguro, haja vista, que para se ter acesso a elas será necessário ultrapassar dois portões de ferro, um gradeado, além de uma porta com fechadura e cadeado.

Compra de votos

Questionado pelo radialista Sílvio Sarmento, da Zumbi FM, sobre a compra de voto que ocorre de maneira flagrante por parte de alguns candidatos em União dos Palmares, o juiz eleitoral atribuiu não dispor de meio práticos que possa identificar esse tipo de comportamento nas eleições municipais. “Mas, estarei atento a essa situação política, caso haja denúncia nesse aspecto”, disse.

No final da coletiva, ficou decidido entre os diretores das rádios Farol SAT, Cícero Pedrosa e da Zumbi FM, Sílvio Sarmento, que a emissora geradora do guia eleitoral será a rádio AG FM. Os programas terão início na próxima terça-feira, 19 indo até o dia 2 de outubro, com início previsto para as 7 horas da manhã e reapresentação ao meio-dia. Cada programa terá duração de meia hora.

Fonte: Blog A Palavra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos