Camponesas participam do dia da cidadania

Cerca de 270 mulheres ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT) serão beneficiadas com um dia de cidadania promovido pela Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, nesta quinta-feira, 14, no Colégio Governador Lamenha Filho, em Murici.

A solenidade de abertura está prevista para ter início às 9h30. Dentre as atividades, está a emissão de CPF, Registro de Nascimento e carteiras de Identidade e de Trabalho. Na área de saúde, as mulheres serão contempladas com exames de glicose capilar, sanguíneo e coleta para cultura de secreção vaginal. As camponesas também terão orientações jurídicas do Balcão de Direito feitas por um procurador, um defensor agrário e advogados do órgão.

Ainda pela manhã, funcionários da Secretaria Estadual de Saúde promoverão palestra sobre DST/AIDS e dengue, seguida da entrega de material informativo. Oficinas e debates sobre direitos agrários e previdenciários também farão parte do evento. O Lacen será responsável pela vacinação infantil e contra a Rubéola.

Também haverá palestra sobre violência contra a mulher e Lei Maria da Penha promovida pela Superintendência de Promoção e de Políticas para a Mulher.

O Procon, parceiro da iniciativa, exibirá a peça teatral “Direitos do Consumidor”, com o grupo teatral Performance Urbana. Durante todo o dia, servidores do órgão darão orientação às crianças sobre direitos do consumidor, com o jogo educativo ‘Trilha do Consuminho’.

Na sexta-feira, 15, serão contempladas com as mesmas ações trabalhadoras e trabalhadores rurais de União dos Palmares. A ação também atenderá cerca de 100 crianças e adolescentes, filhos das trabalhadoras rurais, que receberão orientações educativas sobre drogas, combate à dengue e violência sexual infantil. Esse é o terceiro município que recebe o evento, com mais de 500 mulheres beneficiadas.

Nos dois dias de evento estarão envolvidos os assentamentos Gordo (São José da Lage), Flor do Bosque, Bota Velha, 110 Hectares e Mumbuca (Messias) Limão, Rio Bonito e São Sebastião (Joaquim Gomes,) Eldorado Carajás e Zumbi dos Palmares (Branquinha) e Pacas (Murici).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos