Hemoal firma parceria com prefeitura

Além do acordo firmado com a Prefeitura de Santana do Ipanema, visando à abertura de uma Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) no Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, que deve ser inaugurado ainda este ano, a direção do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) já sacramentou com a Prefeitura de Coruripe a reestruturação da UCT do município. Com isso, vai se cumprindo o propósito do Programa Avança Saúde, que objetiva descentralizar as ações do órgão, facilitando o acesso dos voluntários à doação de sangue, além de atender a demanda transfusional das unidades de saúde públicas de Alagoas.

A reestruturação da UCT, que deve acontecer nos próximos 30 dias, foi sacramentada durante reunião que contou com as presenças do prefeito de Coruripe, Marx Beltrão (PMDB), secretário municipal de saúde, Maikon Beltrão, diretora do Hemoal, Izaura Alves Pinto e gerente de Interiorização da Hemorrede Pública de Alagoas, Nadja Tenório Marinho. Durante o encontro, ficou acertado que o prédio da UCT, construído com recursos do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Sangue, passará por uma adequação e os equipamentos serão montados pela equipe técnica da Hemorrede.

O Hemoal também acompanhará, sistematicamente, o monitoramento da UCT, para que ela funcione dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão subordinado ao Ministério da Saúde. Caberá à Prefeitura de Coruripe, como contra partida, ceder os servidores, os quais serão treinados para garantir que a coleta e processamento do sangue sigam o padrão desenvolvido na sede do Hemoal, em Maceió, no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) e na Unidade de Coleta de Palmeira dos Índios.

“Com a descentralização, não haverá a necessidade que tenhamos que transportar o sangue de Maceió para Coruripe, por exemplo, para atendermos a um paciente. Como se não bastasse, os doadores não terão que se deslocar para Arapiraca ou Maceió, já que um município pólo como Coruripe não pode ficar isolado, à espera do sangue que é coletado em Maceió, Arapiraca ou Palmeira dos Índios”, observa a diretora do Hemoal, Izaura Alves Pinto. Ela salientou, ainda, que “os recursos para reforma e ampliação do Hemoal e seus núcleos foram assegurados pelo secretário de Estado da Saúde, André Chaves Valente, durante o Fórum de Reestruturação da Hemorrede Pública de Alagoas, que aconteceu em junho deste ano”.

Fonte: Josenildo Törres/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos