Manifestantes desbloqueiam BR-104

Valderi MeloPedro Floriano, um dos líderes dos sem teto

Pedro Floriano, um dos líderes dos sem teto

Terminou por volta das 17h30 desta terça-feira, 19, com o desbloqueio da rodovia, o protesto realizado por dezenas de moradores do município de Murici, a 51 quilômetros de Maceió, na BR-104. Durante o protesto contra a falta de energia no município, os moradores atearam fogo em pneus e madeira e bloquearam a rodovia nos dois sentidos, causando um engarrafamento de vários quilometros.

Os manifestantes desbloquearam a pista depois de se reunirem com o major Márcio Lisboa, do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar e com o técnico da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Benildo Cícero dos Santos. Segundo Benildo, as quedas de energia foram provocadas pela alta carga no transformador. O equipamento não suportou mais de 50 ligações clandestinas feitas nos barracos de sem-teto que ocupam o Acampamento Margarida Alves, em Murici, onde vivem cerca de 840 famílias.

De acordo com informações colhidas no local, a chegada da equipe da Ceal e a constatação de que o problema da falta de energia teria sido ocasionado pelas ligações clandestinas causou enfrentamento entre moradores e os sem-teto. “Infelizmente o acampamento não tem energia porque é clandestino, então eles furtam energia dos outros conjuntos e sobrecarregam o sistema”, explicou o técnico da Ceal, acrescentando que, para resolver o impasse, depois que a energia clandestina dos barracos foi desligada na tarde de hoje, dois cabos foram cedidos para que os sem-teto fizessem duas fases de energia. “Essa foi a forma de encerrarmos o protesto até que uma solução seja encontrada para o problema”, frisou.

Já que o terreno ocupado é o local onde a Prefeitura de Murici pretende construir um conjunto de casas populares, a Ceal aguarda que a própria prefeitura tome providências para evitar novas ligações clandestinas.

Fonte: Com Redação e Ceal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos