PF investiga roubo em convento de Penedo

GoogleConvento Nossa Senhora dos Anjos - Penedo-AL

Convento Nossa Senhora dos Anjos – Penedo-AL

A Polícia Federal iniciou as investigações sobre o crime contra patrimônio histórico, ocorrido no museu do Convento Nossa Senhora dos Anjos, em Penedo, distante 160 quilômetros de Maceió. Na semana passada uma mesa de jacarandá, de apoximadamente 400 anos, desapareceu misteriosamente do local.

O crime aconteceu na madrugada da sexta-feira, 15. Todas as noites, a sacristã do convento realiza a contagem das peças existentes no museu. Na quinta-feira, 14, não foi diferente, realizou seu trabalho e foi embora. No entanto, na manhã seguinte durante a conferência das obras constatou que a mesa tinha sumido.

O roubo foi informado imediatamente as autoridades e a Polícia Federal se comprometeu em elucidar o caso.

De acordo com o funcionário do convento, Marcelino Catalise, o objeto era uma das peças mais belas e valiosas do museu do convento por isso chamou a atenção dos assaltantes.

“O crime ocorreu à noite e ninguém viu nada. Só nos deparamos com desaparecimento da peça. Possivelmente alguém tinha as chaves do museu, já que, as fechaduras e os cadeados não foram quebrados. Mas isso, a polícia vai investigar” disse.

Convento

O Convento Nossa Senhora dos Anjos, localizado no centro histórico de Penedo, é aberto ao público e abriga obras de arte sacra barroca, imagens e altares, além do próprio prédio de arquitetura colonial belíssima.

O Altar-mor foi esculpido em cedro e revestido em ouro, estilo barroco rococó do século XVIII. O forro da igreja representa Nossa Senhora dos Anjos e foi pintado por Libório Lázaro Leal em 1784.

Os padres franciscanos chegaram à cidade de Penedo no dia 19 de março de 1659, onde se estabeleceram, e em 4 de outubro de 1682, data da festa de São Francisco, deram início às construções da Igreja e Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos