Consumo de energia desacelera em 2006 e cresce 3,8%

IlustraçãoGastos com energia aumentarão em AL

Gastos com energia aumentarão em AL

A temperatura amena no clima e na economia fez o consumo de energia no Brasil perder ritmo. A demanda das distribuidoras por eletricidade cresceu 3,8% em 2006, de acordo com levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 2005, o crescimento foi de 4,5%, após um acréscimo de 4,6% no consumo em 2004. Em 2003, o consumo crescera 5,3%.

"Por um lado, essa desaceleração reflete uma má notícia: a de que a economia está crescendo pouco. Mas, sob outro aspecto, isso é bom porque escapamos do risco de faltar energia no curto prazo", avalia o especialista Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra-estrutura (CBIE). Estimativas do analista consideram que, se o País repetir o crescimento verificado em 2006 sem enfrentar longos períodos de seca, não haverá risco de abastecimento energético.

No relatório "Histórico da Operação", o ONS mostra que a carga do sistema interligado chegou a 47.394 MegaWatts (MW) médios no ano passado, após registrar 45.711 MWs médios em 2005. Analistas do setor avaliam que o consumo teria crescido mais não fosse os meses de clima favorável, sem o forte calor que marcou o ano anterior.

Fonte: JB Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos