Idosos acamados são atendidos pela Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde de Maceió, através do Programa Municipal de Atenção ao Idoso, realiza um importante trabalho de acompanhamento ao doente acamado. É o Sadi (Serviço de Atendimento Domiciliar ao Idoso), que atende cerca de 60 pacientes, em seus domicílios, com uma equipe multidisciplinar, para melhorar a qualidade de vida desses usuários.

"Nós oferecemos toda a assistência necessária para essas pessoas, que não têm condições de se locomover aos postos de saúde de suas comunidades", explica Renê Aparecida Alves Marinho, nutricionista do programa.

Para ser cadastrado pelo Sadi, o idoso deve morar em alguma área não coberta pelo Programa de Saúde da Família (PSF) e ter mais de 60 anos. "Atendendo a essas especificidades, nossa equipe vai até a casa do usuário constatar a necessidade do acompanhamento", conta Renê Marinho.

A equipe do Sadi é constituída por uma nutricionista, uma psicóloga, uma assistente social, dois auxiliares de enfermagem e uma médica, realizando as visitas quinzenalmente, mensalmente ou bimestralmente, dependendo do caso.

Mas é preciso, ainda, que o acamado possua um cuidador, ou seja, uma pessoa responsável (na maioria das vezes, um familiar), que seja o apoio da equipe. "O cuidador assina um termo de compromisso e realiza tarefas simples como, por exemplo, trocar os curativos e ministrar os medicamentos dentro do horário estipulado", explica a nutricionista.

Francisco Soares de Lima, 76 anos, é hipertenso e, recentemente, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele está, há dois anos, acamado e é um dos pacientes atendidos pelo Sadi. Sua esposa Noélia, 67, é a sua cuidadora. Para ela, o serviço da equipe do Programa Municipal de Atenção ao Idoso é fundamental. "Se nós não tivéssemos esse apoio eu não sei o que faríamos. Toda a equipe é muito atenciosa e, graças a ela, o meu esposo está podendo ter os cuidados que precisa", analisa.

De acordo com Renê Marinho, o programa está apenas começando. A expectativa é ampliá-lo para atender o maior número de pessoas possível. "Estamos caminhando e trabalhando muito para poder fazer o melhor pelos idosos acamados. Nossa perspectiva, para esse ano, é colocar uma outra equipe para atuar no Sadi", ressalta.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos