Convênio vai abastecer municípios atingidos pela seca

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Jadir Ferreira, garantiu, nesta segunda-feira, que as providências para ajudar os 28 municípios em situação de emergência por causa da estiagem estão sendo tomadas pelo governo do Estado.

Nesta terça-feira, às 10h, representantes da Defesa Civil e Associação Alagoana dos Municípios (AMA) se reúnem na sede do Corpo de Bombeiros, no Trapiche, onde será assinado convênio para a liberação dos R$ 100 mil disponibilizados pelo governador Teotonio Vilela Filho durante o seu primeiro dia de trabalho, em reunião com os prefeitos das áreas atingidas pela estiagem, em Santana do Ipanema.

A primeira medida tomada por Teotonio Vilela no Sertão foi a liberação emergencial de R$ 100 mil para a distribuição de água por meio de carros-pipa para os quinze municípios alagoanos que tiveram o decreto de situação de emergência já homologado pelo governo do Estado. Destes, apenas Poço das Trincheiras, Mata Grande e Canapi já foram reconhecidos pelo governo federal.

“O nosso objetivo é que todos os municípios em situação de emergência tenham seus decretos homologados e reconhecidos pelo governo federal para que os recursos da União sejam liberados”, declarou o coronel, acrescentando que dos treze decretos das cidades que restam, seis estão no gabinete do governador e sete estão em fase de conclusão.

Jadir Ferreira ressaltou que o governo estadual já vem atuando no que diz respeito ao abastecimento de água dos quinze municípios, em parceria com as prefeituras. “Nós estamos em contato direto com a Secretaria Nacional de Defesa Civil para apressar o reconhecimento dos municípios que já foram homologados pelo governo estadual. Se for preciso iremos a Brasília para acelerar o processo. Além disso, estamos fiscalizando o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população”, enfatizou.

Segundo o coronel Jadir Ferreira, a medida tomada pelo governador visa aliviar o sofrimento das pessoas que moram nas cidades atingidas pela seca. Além disso, já está em fase final o cadastramento dos pipeiros que vão abastecer os municípios.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos