Começa posse de senadores eleitos em outubro

Com cerca de 45 minutos de atraso, começou às 10h45 desta quinta-feira a posse dos 27 senadores eleitos em outubro.

A posse dos 513 deputados federais eleitos começou por volta das 10h20. Dos 513 deputados, 236 são considerados como "novatos", pois não tinham mandato parlamentar na legislatura anterior.

A eleição para a presidência da Câmara está marcada para as 15h. Disputam o cargo os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) –esse último tenta a reeleição.

A sessão de votação será presidida por Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB e o parlamentar com mais mandatos na Casa –está cumprindo o 10º mandato.

Pela primeira vez, a votação para a presidência da Câmara será totalmente eletrônica. Para votar, os 513 deputados utilizarão a digital –que funcionará como identidade. A expectativa é que cada deputado leve de três a cinco minutos para votar.

A apuração dos votos deve durar de duas a três horas. Para ser eleito no primeiro turno, um dos três candidatos deve obter ao menos 257 votos. Se nenhum deles alcançar essa votação, a eleição vai para o segundo turno.

Em caso de 2º turno, os votos também serão dados de forma eletrônica. Entre o primeiro turno e o eventual segundo turno ocorre a votação dos demais cargos da Mesa Diretora. Se houver segundo turno, os votos dados para os demais cargos são apurados somente depois da escolha do presidente da Câmara.

Não se sabe ao certo quando a apuração será finalizada. A expectativa é que o pleito vá para o segundo turno e o vencedor seja anunciado por volta da meia-noite. A eleição anterior, em 2005, se estendeu até as 9h do dia seguinte. Na época, os votos eram de papel, o que atrasava o processo de votação e apuração.

Senado

A eleição para a presidência do Senado ocorre logo depois da posse dos senadores eleitos. Disputam o cargo os senadores José Agripino Maia (PFL-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL) –esse último tenta a reeleição.

A sessão de votação será presidida pelo primeiro-secretário da Casa, Efraim Morais (PFL-PB). Votam os 81 senadores da Casa.

Diferentemente da Câmara, a votação no Senado é realizado em cédula de papel. A ordem dos nomes na cédula de votação será definida em sorteio nesta quinta-feira –minutos antes da votação. A expectativa é que cada senador leve 45 segundos para votar.

A apuração dos votos será manual e feita imediatamente depois de encerrada a votação. Espera-se que a apuração dure uma hora e meia.

O Senado também realiza nesta quinta-feira a escolha dos demais 10 cargos da Mesa Diretora conforme indicação dos partidos políticos.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos