Collor se filia ao PTB e diz que errou ao lidar com Congresso

DivulgaçãoCollor fez o primeiro pronunciamento no Senado nesta tarde

Collor fez o primeiro pronunciamento no Senado nesta tarde

Um dia depois de tomar posse como senador, o ex-presidente Fernando Collor (AL) deixou o PRTB e assinou a filiação ao PTB.

Mesmo recém-filiado, Collor será o presidente estadual do partido em Alagoas, segundo informa o blog do deputado federal cassado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB.

Na cerimônia, Collor disse aos colegas do novo partido que errou na relação com o Congresso na época em que comandava o Palácio do Planalto, entre 1990 e 92.

"Eu dedicava 80% do meu governo à administração e 20% para a política. E um chefe do governo no sistema presidencialista é o chefe político da nação e tem como obrigação ter interlocução profunda com o Congresso, constituindo uma base que permita governar", afirmou.

Na solenidade, Collor foi recebido por senadores e deputados do PTB, além do presidente do partido, Roberto Jefferson (RJ).

"A filiação dele ao PTB é coerente. É um simbolismo, um ex-presidente da República", disse Jefferson, que comandou a chamada "tropa de choque" de Collor, como era apelidado o grupo de parlamentares que defendia o ex-presidente no Congresso.

Para Collor, a filiação ao PTB é um "reencontro com as raízes", já que, segundo ele, seu avô, Lindolfo Collor, foi um doutrinador do partido.

"E fico feliz de ver na presidência do PTB o deputado Roberto Jefferson, que foi um dos mais leais, corretos e destemidos deputados que nos apoiou na presidência da República", ressaltou.

Collor é o segundo senador a mudar de partido neste ano. Além dele, Expedito Júnior (RO) deixou o PPS para entrar no Partido da República (PR).

Já na Câmara, pelo menos 19 deputados já mudaram de legenda desde as eleições de outubro. Para Collor, isso reforça a necessidade de uma reforma política urgente.

"Essas são as regras do jogo. O que vou propor no final de março ao Congresso é uma ampla, profunda e abrangente reforma política que atenda as expectativas de todos nós que queremos regras mais claras e evitar casos como esses", disse.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos