Hemoal capacita agentes comunitários de Coruripe

Na próxima terça-feira, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa em Coruripe. E para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue a equipe multidisciplinar da instituição promoveu na manhã de hoje, na Câmara Municipal, palestra educativa para os agentes de saúde.

Ministrada pela assistente social Graça Padilha, a palestra aconteceu com o objetivo de formar agentes multiplicadores, que terão como atribuição disseminar à sociedade os procedimentos para a efetivação de uma doação de sangue. Como se não bastasse, a palestra tem como meta tirar dúvidas quanto à aptidão de quem estará ou não apto a candidatar-se à doação.

E a necessidade de minimizar as dúvidas da população e captar novos doadores se baseia em dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, uma vez que o órgão estima que o percentual de doações voluntárias abranja apenas 2,5% da população. Contudo, de acordo com Departamento Nacional da Política de Sangue Hemoderivados, para não haver risco de colapso no abastecimento de sangue, seria necessário que pelo menos 3% da população se candidatasse à doação.

Estratégia

As palestras promovidas pelo Hemoal, a exemplo da que aconteceu em Coruripe, fazem parte das estratégias do órgão para educar e conscientizar a população visando aumentar o número de doadores. Como se não bastasse, também acontecem com o propósito de divulgar as ações do órgão, responsável pela Hemorrede Pública e que gerencia a política de sangue e hemoderivados em Alagoas.

“O Hemoal é responsável pela política de sangue e hemoderivados no Estado e temos que garantir a estabilidade do estoque de sangue da Hemorrede Pública, a fim de atender a grande demanda de transfusões. Para isso, necessitamos conscientizar a população sobre o gesto solidário que representa a doação de sangue voluntária, visando evitar um colapso”, analisa a coordenadora geral do Hemoal, Izaura Alves Pinto, referindo-se às palestras como alternativas para atrair novos doadores de sangue.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos