APALA comemora 14 anos de luta pela vida

Apala comemora 14 aos de vida com uma programação especial, trazendo à sociedade, discussões acerca da importância do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil, bem como a manifestação de repúdio pela não efetivação da Política Pública de Saúde voltada à pessoa com câncer em Alagoas.

Para marcar os 14 anos de vida, a APALA – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Câncer de Alagoas, está organizando uma programação especial, no período de 12 a 18 de março, incluindo palestras e uma caminhada especial para sensibilizar a sociedade da necessidade de unirmos esforços neste processo de luta que a APALA vem travando ao longo destes anos.

Uma luta incansável, recheada de alegrias, desafios e conquistas e assim tem sido durante toda a trajetória da instituição, que faz aniversário neste dia 10 de março, comemorando a credibilidade e respeito conquistados perante a sociedade em conseqüência da seriedade, compromisso e respeito humano. “As dificuldades são inúmeras, mas a recompensa tem valido a pena, ao ver o sorriso no rosto das crianças, e o sentimento de gratidão das famílias que passam pela entidade”, ressalta Márcia Eugênia, assistente social e secretária da diretoria da APALA.

As dificuldades a que se reporta a assistente social se tratam do enfrentamento à burocracia pública que dificulta a agilidade necessária para quem precisa do tratamento do Sistema Único de Saúde.
“A demanda infelizmente tem crescido a cada dia, enquanto as condições encontradas seguem o caminho contrário. Os hospitais locais não têm suprido a quantidade de pacientes que chegam”, lamenta a assistente social que informa que em apenas uma semana a APALA registrou nove novos casos diagnosticados que não conseguiram internamento.

Sem fins lucrativos, a APALA sobrevive do trabalho voluntário, da doação de alimentos e de recursos financeiros, na parceria com artistas, empresas, hospitais públicos e privados. São as alternativas para manter a instituição e oferecer um tratamento de qualidade a crianças, adolescentes e adultos de baixa renda que não têm condições de arcar com despesas médicas e laboratoriais.

Sempre presente na sociedade

Sabendo da importância de conscientizar a todos de como lidar com o câncer, e buscar apoio para cuidar dos que não tem condições financeiras, esses anos foram marcados, por ações na sociedade, como caminhadas de conscientização, eventos, campanhas informativas, e o I Fórum Alagoano em Onco-hematologia Infanto-juvenil, evento realizado no ano passado que trouxe profissionais de todo o Brasil para falar sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura.

Além, é claro, do apoio diário dado aos voluntários que procuram a instituição. Os serviços oferecidos pela APALA vão desde o tratamento com alguns profissionais, como dentistas, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, até a hospedagem e alimentação de algumas crianças que vêm com suas famílias do interior e não têm condições financeiras de arcar com as despesas de permanência na cidade durante o tratamento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos