Porto de Maceió deve movimentar 3,7 milhões de toneladas de cargas em 2007

A poucos dias de ser o anfitrião do principal evento de inteligência portuária da América Latina, o 22º Eneph, o Porto de Maceió reafirma sua fase de plena expansão. Além de um incremento de 10% na movimentação de cargas nos últimos dois anos, a autoridade portuária da capital alagoana conta com projetos em andamento para modernização e aumento da sua eficiência.

Segundo o administrador do Porto de Maceió, Domício Silva, depois de uma movimentação bastante significativa em 2006, chegando a 3,5 milhões de toneladas, sendo 65% das cargas relativas ao setor sucroalcooleiro do Estado, o ano de 2007 já revela perspectivas ainda mais otimistas.

“Só nos meses de janeiro e fevereiro, o porto movimentou 903 mil toneladas, um número 4,8% maior que os dois primeiros meses de 2006. A expectativa, para esse ano, é alcançarmos 3,7 milhões de toneladas”, afirma Domício, informando que 75% das cargas movimentadas nesses meses foram de produtos derivados da cana. “O carro-chefe são os produtos derivados da cana, como açúcar, álcool e melaço, com destino à Rússia, Japão e países africanos, mas há também a movimentação de fertilizantes voltados para o setor sucroalcooleiro”,completa.

Outro êxito na movimentação de cargas do Porto no ano passado, que deverá continuar a crescer diz respeito ao cimento. De acordo com Domício, a empresa Cimpor assinou um contrato de 5 anos com o Porto que previa a movimentação de 150 mil toneladas de cimento em 2006, mas esse número atingiu os 181 mil, com previsão de chegar a 250 mil em 2007, com destino à África.

Novos projetos
Para o administrador, Domício Silva, com o crescimento já verificado nas movimentações e as possibilidades futuras, cada vez mais se faz necessária a modernização e adequação do Porto. Com isso, já estão em andamento alguns projetos como a construção de um novo cais para contêineres, que também terá múltiplo uso.

“O Porto vai ganhar mais um cais de atracação, permitindo um melhor fluxo de navios. Nesses meses de janeiro e fevereiro trabalhamos no nosso limite, houve berço com 100% de atracação, devido à época de safra, férias, com mais navios de passageiros”, explica Silva, ressaltando ainda que, de acordo com a liberação de recursos por parte do governo federal, a obra será concluída em 24 meses.

Há ainda outro projeto que prevê a recuperação estrutural e o aumento do calado (profundidade) do Porto de 10,5 m para 14 m, possibilitando a atracação de embarcações de maior porte.
Eneph

Pela primeira vez, o Porto de Maceió será anfitrião do 22º Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Eneph), que acontece entre os dias 21, 22 e 23 de março, no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

Reconhecido como o mais tradicional fórum de discussão das questões portuárias brasileiras, o Eneph contará com a participação de renomados especialistas que debaterão temas como meio-ambiente, gestão portuária, investimentos na região nordeste, infra-etrutura e logística, qualidade de vida nos portos, PAC, entre outros.

Mais de 500 pessoas ligadas ao setor devem participar do evento organizado pela Santos Trade Convec e coordenado pela Administração da Autoridade Portuária de Maceió e pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). E contará também com a participação de mais 14 empresas que vão divulgar seus produtos e serviços no evento.

As inscrições para o 22º Eneph devem ser feitas através do site do evento: www.eneph.com.br.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos