Governo realiza reunião extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar

Adailson CalheirosAdriano Martins profere palestra do Consea

Adriano Martins profere palestra do Consea

O governador Teotonio Vilela abriu, nesta terça-feira, a reunião extraordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/Al), alertando para os índices de pobreza no Estado. Segundo o governador, é necessário se criar ações capazes de superar a indigência e exclusão em Alagoas, defendendo a parceria entre poder público e sociedade civil.

“As iniciativas não podem se restringir apenas a uma ação de governo, mas de um conjunto de toda a sociedade”, disse o governador, acrescentando que é preciso “se dar às mãos e lutar. O quadro atual em Alagoas é inaceitável”, advertiu Teotonio, lembrando que o Conselho deve retomar o seu papel nesse sentido. “É assim que vamos avançar no Estado, com debates e união”, destacou.

Além dos conselheiros, participaram da reunião representantes do Ministério Público, de entidades da sociedade civil e um representante do Consea nacional. Os membros do Conselho defenderam a criação de projetos e ações que garantam a melhoria da qualidade de vida, referendando a posição do governador de unir forças e trabalho.

O secretário de Gabinete Civil, Álvaro Machado, reafirmou o compromisso do governo com o Conselho e a política estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. “Entendo que o Consea deve se manter fortalecido e ativo. Por parte do governo estamos assumindo esse compromisso”, enfatizou o secretário, que após a saída do governo para se reunir com agricultores, conduziu a reunião.

O plenário do Conselho decidiu prorrogar o mandato das entidades que representam a sociedade civil até setembro deste ano e aprovou, ainda, a convocação da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para o próximo dia 28 de abril. Essa será a segunda conferência estadual, que terá como tema, “Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.

Essa conferência será preparatória para a terceira conferência nacional que acontecerá em julho, na cidade de Fortaleza. O representante do Consea nacional, Adriano Martins, falou sobre o encontro nacional e a retomada do Conselho em Alagoas. “Vejo a importância do Consea por dois ângulos: primeiro, o direito da alimentação, que é fundamental e nem sempre acessível a todos; segundo, é unir governo e sociedade para manter essas ações ativas”, salientou.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos