Serveal garante criação de plano para atender movimentos sem-terra

O diretor presidente do Serviços de Engenharia de Alagoas (Serveal), Ademir Pereira Cabral, se reuniu – na manhã de hoje – com representantes dos movimentos sem terra de Alagoas para discutir projetos e orçamentos de reformas estruturais dos assentamentos, construções de creches e casas de farinha.

Participaram do debate o Movimento Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e do Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL). Os movimentos expuseram a situação atual dos assentamentos e estabeleceram prioridades de reformas e novas construções.

De acordo com Cabral, de posse das reivindicações, será montado um plano de trabalho para atender os pontos prioritários de competência do Serveal. “Estamos enviando equipes técnicas para os assentamentos que necessitam de reformas em suas casas sedes, casas de farinhas e creches, para que possamos elaborar os projetos, fazer orçamento e encaminhar ao Governo do Estado, para discutir a origem dos recursos”, colocou Cabral.

O presidente do Serveal destacou ainda a importância da elaboração de um relatório conjunto para atender as reivindicações. “Há pontos como levar a eletrificação aos assentamentos e abertura de passagens, que dependem de outros órgãos, como Ceal e DER. O que sugerimos é que seja feito um relatório, encaminhando os movimentos aos órgãos competentes”, explicou Ademir Cabral.

A reunião contou também com a presença do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Geraldo Magela e do chefe de gabinete do Serveal, Abelardo Pedro, que ficará responsável por agendar as visitas das equipes técnicas do Serveal aos assentamentos dos movimentos sem-terra.

Em relação às reivindicações do Movimento Sem Terra, será elaborado um projeto com orçamento de custos da reforma do galpão do assentamento de Atalaia. O Serveal realizará também visita aos assentamentos da CPT localizados em São Miguel dos Milagres, Murici, Água Branca e Delmiro Gouveia e Inhapi.

A maioria dos projetos trata das reformas de creche-escolas e casa de farinhas, para os quais o Serveal já dispõe de um projeto padrão a ser modificado de acordo com as dimensões dos terrenos, nos assentamentos. Em Água Branca, será feito ainda o projeto para a construção de uma pequena ponte no Assentamento Cobra.

Em relação ao MLST, as reivindicações são semelhantes. As equipes técnicas do Serveal farão visitas aos assentamentos de Boa Vista I e II, Buenos Aires, Costa Dourada, Itabaiana e Javari, todos em Maragogi.

Receberão também visitas para construção e reforma de creches e casas de farinha, os assentamentos de Camaçari (Joaquim Gomes), Conceição (Porto Calvo); Florestan Fernandes (Matriz do Camaragibe) e Juçara Laranjeiras, em Ibateguara.

“É importante objetivar nossas ações e buscar atender as necessidades da sociedade alagoana, bem como dos movimentos sociais. O Serveal – dentro de suas competências – busca cumprir sua função de forma integrada com o Governo do Estado de Alagoas”, finalizou Ademir Cabral.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos