XIX Encontro Afro-Alagoano de Educação acontece amanhã

Acontece nesta sexta-feira (30) o XIX Encontro Afro Alagoano de Educação, com o tema O Respeito à Diversidade Étnico Racial e de Gênero como Política de Estado. O evento será aberto às 8h da manhã, no Auditório Aquatune, no Palácio República dos Palmares, numa promoção da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), através do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola (Nutine). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

De acordo com a coordenadora do Nutine, Arísia Barros, está confirmada a presença da secretária-adjunta da Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Maria do Carmo Silva. Segundo Arísia, é mais uma oportunidade para se discutir e mostrar à representante do governo federal e à comunidade em geral, como o Estado gerencia suas políticas públicas e como os vários segmentos da sociedade civil podem partilhar ações e responsabilidades com o gestor público .

Arísia explica que o objetivo do encontro é atrair o maior número de pessoas para discutir a promoção da igualdade racial na educação do Estado. “Esperamos contar com a presença de professores, movimento negro, sociedade civil organizada, ONG’s, universidades e alunos do Programa Afro Atitude, da Ufal”, fala Arísia.

A programação conta com apresentação cultural, logo no início do evento e, a seguir uma palestra com o tema A Transformação de Paradigmas Históricos e Oficiais, um estudo sucinto sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico Raciais, ministrada por Isabel Aparecida dos Santos Mayer, especialista em Pedagogia Social pela Universidade Salesiana, de Roma e coordenadora de Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade/SP. A outra palestrante é Júlia Sara Accioly Quirino, mestranda em Direitos Humanos e pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A palestra será coordenada por Eulina Neta, do Instituto da Mulher.

Às 9h40, acontece apresentação da Carta de Adesão ao Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial. Às 10h, começa a segunda palestra do dia, com o tema O Estado como Gestor e Ator das Políticas Educacionais para a Eliminação do Racismo, com as palestrantes Maria do Carmo Silva, secretária-adjunta da Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da Presidência da República; Maria Cecília Carnaúba, promotora de Justiça da Fazenda Pública Estadual e Givânia Silva, vereadora quilombola da cidade pernambucana de Salgueiro, e integrante do Quilombo Conceição das Crioulas. A palestra será coordenada por Analice Dantas, professora, mestra em Serviço Social e coordenadora de Cultura da Pro-reitoria de Extensão da Uncisal.

No período da tarde as atividades recomeçam às 14h, com a palestra Mulheres Notáveis: Laura Dantas, a Mulher Negra e o Reflexo no Espelho da Educação, ministrada pelo jornalista Ênio Lins e coordenada por Gineide Castro, especialista em Geo-História.

Às 15h30 será elaborado e distribuído um documento propositivo de ações afirmativas para o combate às desigualdades raciais.

O encontro será encerrado às 17h. Mais informações pelo telefone: 3315-1268.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos