Inmeq inicia segunda-feira aferição de táxis com placas de final 3

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas inicia, a partir da próxima segunda-feira, a aferição dos táxis de Maceió com placas de final 3.
O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-Al), dando continuidade ao calendário para aferição dos táxis de Maceió, fiscaliza, a partir da próxima segunda-feira, dia 2, os carros com placas de final 3. Durante a inspeção, os técnicos observam detalhes como o desempenho de cada bandeira, conferência do lacre da última aferição e documentos do proprietário junto a SMTT.

O processo de aferição tem continuidade na pista no Dique-Estrada, com os técnicos examinando a bandeira 1, enquanto o táxi percorre mil quilômetros. Em seguida, o percurso é dobrado, sendo feito o mesmo procedimento e aferida a bandeira 2. Os taxímetros que apresentam alterações antes dos 200 metros são reprovados e os motoristas orientados a procurar as oficinas credenciadas pelo o Inmetro para fazer o devido ajuste.

O presidente do Inmeq, Virgilio Palmeir, disse que a fiscalização é feita anualmente para assegurar ao usuário um taxímetro, que funcione em conformidade com as normas estabelecidas pelo o Inmetro. Segundo ele, pesquisas do órgão têm mostrado que, a cada ano, aumenta a procura pela aferição, prova de que os taxistas de Maceió estão mais conscientes da obrigatoriedade de circular com equipamentos regularizados, oferecendo mais confiança ao consumidor.

Nesta sexta-feira, expirou o prazo para os táxis de placas de final 2. Os que perderam o vencimento podem realizar a aferição nas etapas subseqüentes, pagando uma multa que pode atingir, conforme a infração até R$ 1.325,00.

De acordo com o calendário de aferição, os próximos táxis a passarem pela vistoria do Inmeq serão os carros com placas de final 4, em maio, e placas de final 5, em junho. A aferição termina em novembro com os carros de placas de final 0.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos