Pães e massas ficam 10% mais caros nesta semana

As massas em geral, especialmente o macarrão, terão aumento no preço de cerca de 10% nesta semana. O repasse será feito pela indústria, em razão do reajuste do trigo, principal matéria-prima desses produtos. Os pães também podem sofrer o mesmo aumento.

A Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) disse o aumento será provocado pela quebra da safra nacional do ano passado e pela a escassez na oferta do grão no principal fornecedor do Brasil, a Argentina.

Os fabricantes informaram que os aumentos do trigo dos últimos meses foram, em parte, absorvidos pela indústria de massas que, agora, tem a necessidade de fazer um repasse que pode chegar a até 10%, a partir do início de abril.

A presidente da Abima, Eliane Kay, disse que "os moinhos que não estiverem abastecidos de trigo até a próxima safra terão que importar o grão de países de fora do Mercosul, como EUA e Canadá, o que vai gerar impacto ainda maior no valor do produto e, posteriormente, nos seus derivados, como o macarrão."

"A agravante dessa importação é que para o trigo de fora do Mercosul há a TEC (Tarifa Externa Comum) e o adicional de frete da Marinha Mercante", disse Kay.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos