Prefeitura de Rio Largo doa peixe na Semana Santa

Foto: AssessoriaSecretário André Paiva coordena distribuição de peixes

Secretário André Paiva coordena distribuição de peixes

Mantendo uma tradição de vários anos na Semana Santa, a prefeita de Rio Largo, Vânia Paiva (PMDB), faz amanhã e quinta-feira, 5, a doação de seis mil kg de peixe para atender moradores das áreas mais carentes do município. A distribuição do peixe do tipo corvino será feita nas zonas rural e urbana, segundo informou o secretário municipal de Administração, André Paiva. Cada família deve ser beneficiada em média com 1,5 kg de peixe.

A distribuição começa nesta quarta-feira, 4, pela área rural atendendo inicialmente moradores das fazendas Canoas, Riachão, Cone, Cimapra, Cachoeira I e II, além das Usinas Santa Clotilde e Utinga Leão. Na área urbana serão beneficiados vários bairros, entre eles o conjunto Mutirão, Cucaú I e II, vilas Betel e Minha Aldeia, Ilha Angelita, Favela do Alemão, Mata do Rolo, Parque Santa Tereza, Parque Santa Laura, ruas do Amor, São José, Grota do Lourenço.

O peixe doado, segundo André Paiva, foi adquirido pela prefeitura, mas a idéia é que a partir de 2008 a doação seja feita com peixes do açude da Destilaria, cujo peixamento com alevinos de Tilápia aconteceu em dezembro do ano passado. “Dessa forma poderemos aplicar o dinheiro economizado na compra de outros produtos para doação, como arroz ou até mesmo o coco”, afirmou o secretário.

O peixamento do açude foi feito através de uma parceria entre a prefeitura de Rio Largo, a Secretaria Estadual de Agricultura e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Coube ao município recuperar os valos para o peixe e adquirir os alevinos para popular o açude. “Além disso, estamos incentivando que a Ufal faça um centro de pesquisa na Destilaria”, complementou André Paiva.

O local poderá também vir a ser utilizado para que os alunos matriculados nas escolas públicas do município, possam ter aulas de orientação sobre o meio ambiente. Outra proposta que a prefeitura estuda é a criação de um programa de troca de lixo por peixe, que consistiria na permissão para que pessoas da comunidade pudessem pescar no açude por uma quantidade de tempo.

Pagamento

Já os servidores efetivos e comissionados do município vão passar a Páscoa com o salário de março pago pela prefeitura. Além deles, o secretário André Paiva informou que os médicos contratados pela municipalidade também já tiveram o pagamento efetuado em suas contas. O secretário anuncia também para a breve a implantação de um novo sistema da folha de pagamento do município.

Para isso será feito primeiro o recadastramento de todos servidores municipais, o que na avaliação de André Paiva, irá permitir que seja feita uma verdadeira radiografia da folha de pessoal. A Secretaria de Administração também está em processo de licitação para que seja implantado um novo sistema da folha de pagamento, que de acordo com André Paiva, tornará o processo mais eficiente.

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *