Gigante alagoano viaja para ir ao médico em São Paulo

G1Estudante alagoano chega em São Paulo para cuidar da saúde

Estudante alagoano chega em São Paulo para cuidar da saúde

De Palmeira dos Índios para São Paulo. O estudante José Cristóvão da Silva, de 22 anos e 2,23 metros de altura, de Alagoas, chegou, nesta terça-feira, em São Paulo, onde passará por consulta no Hospital das Clínicas.

José Cristóvão da Silva tem doença causada por excesso de produção do hormônio de crescimento. Na última segunda-feira (16), ele passou por uma consulta médica, no Hospital Universitário, onde os médicos determinaram que ele terá que tomar uma dose do medicamento Sandostatin Lar (acetato de octreotida) por mês.

Diagnóstico

Silva foi acompanhado pelo médico neurologista Ricardo Camelo, que diagnosticou acromegalia (doença causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento).

Esse aumento é provocado por um tumor na hipófise e pode acometer as pessoas de duas formas diferentes, segundo a médica Nina Musolino, do departamento de Neuroendocrinologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

"Na infância ou na puberdade, antes do fechamento das cartilagens de crescimento, a manifestação é de gigantismo, uma vez que a ação do hormônio nessa faixa etária provoca um crescimento acima do normal", disse a médica.

Quando surge na idade adulta (época em que as cartilagens estão calcificadas), a doença provoca o "crescimento das extremidades do corpo. É o alargamento das cartilagens da face, das mãos e dos pés", explicou Nina.

Segundo a médica, a doença pode ocorrer em qualquer idade. "A acromegalia também provoca distúrbios como diabetes, hipertensão, aumento de órgãos como o coração, além de problemas na tireóide."

Com G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos