MS libera mais de R$1 milhão para UTI’s e UCI’s neonatais em AL

O Ministério da Saúde (MS) liberou, por meio da portaria 806, R$ 1.083.136,32 para o financiamento anual de nove leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) e 21 de Cuidados Intermediários (UCI’s) neonatais.

A garantia de recursos é fruto das negociações do secretário de Estado da Saúde, André Valente, e faz parte da proposta de estruturação da rede de saúde que presta atendimento aos recém-nascidos de alto risco em todo o Estado.

O financiamento das diárias de UTI’s e UCI’s ficou dividido entre a Maternidade Escola Santa Mônica (sete leitos de UTI’s e cinco de UCI’s), Hospital Geral Drº Ib Gatto, em Rio Largo (oito UCI’s), Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos (oito UCI’s) e o Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios (dois UTI’s).

De acordo com Ivana Falcão, coordenadora da Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Estado da Saúde (Coaud/Sesau), os leitos da Santa Mônica já vinham prestando o atendimento, mas não havia a garantia de recursos para o pagamento das diárias. Em Palmeira dos Índios os leitos já existiam, mas a partir de agora passam a funcionar através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com o financiamento de leitos garantido pelo Ministério da Saúde, o Estado vai poder reverter esse quadro instalado. Essa foi uma medida emergencial, mas em paralelo a secretaria está empenhada no fortalecimento da assistência materno-infantil”, informou Ivana Falcão.

Estruturação – Na proposta enviada ao MS consta a implantação de mais 24 leitos de UTI’s e 100 de UCI’s neonatais, distribuídos entre os municípios de São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Porto Calvo, Penedo, Arapiraca, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Coruripe.

Outra medida para solucionar a crise na rede foi a compra de leitos de UTI’s neonatais não SUS, em caráter excepcional, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Hospital Arthur Ramos e Unimed.

A coordenadora do Coaud informou, ainda, que o monitoramento da assistência pré-natal nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) foi intensificado nos 101 municípios onde há equipes implantadas.

Para a reestruturação da rede hospitalar, a Secretaria elaborou o Programa de Implantação de Políticas de Ações em Saúde. Dividido em Pró-Hosp, Pró-Vida, Pró-Mater e Pró-Saúde, o projeto define estratégias voltadas para o atendimento em urgências, emergências, obstetrícia e neonatologia.

Investimento – A articulação junto ao Ministério da Saúde trouxe, também, incremento de recursos para a Atenção Básica à Saúde; ampliação e aquisição de equipamentos para a Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca; conclusão da reforma e ampliação da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages e compra de equipamentos para o Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho (antigo regional de Arapiraca).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos