Téo abre II Conferência Estadual de Segurança Alimentar neste sábado

O governador Teotonio Vilela Filho abre neste sábado, a partir das 8h30, no Centro de Convenções, em Jaraguá, a II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento é realizado pelo governo de Alagoas e Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea/AL).

O Conselho de Alagoas, criado em 2000 e reativado em março deste ano, é composto por 27 representantes do Poder Executivo, sociedade civil organizada e Assembléia Legislativa. A conferência contará com as presenças de Mauro Henrique Siqueira, do Programa Fome Zero, e Adriano Martins, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea).

O objetivo do evento é definir propostas e diretrizes voltadas às políticas públicas sobre segurança alimentar para Alagoas. O conselho tem dentre as atribuições articular o governo estadual e sociedade civil organizada na definição de ações destinadas à questão.

De acordo com informações da Secretaria de Assistência Social, o Estado já executa projetos direcionados à segurança alimentar, a exemplo dos programas Bolsa-Família, de Combate às Carências Nutricionais, do Leite, dentre outros.

O sociólogo Adriano Martins, conselheiro representante do Consea nacional, ministrará palestra “Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.

Um dos pilares de ação do Executivo para a secretária-adjunta Juliana Vergetti, tem sido o apoio à instalação de conselhos municipais nas 102 cidades de Alagoas.

A conferência deste sábado, cujo tema é “Desenvolvimento Sustentável com Segurança Alimentar e Nutricional”, tem como foco definir prioridades e estratégias que serão discutidas na III Conferência Nacional, que ocorrerá de 3 a 6 de julho, no Ceará.

Alagoas deve levar a esse encontro pelo menos 40 delegados que devem ser escolhidos neste sábado (dia 28). Além de Alagoas, os demais estados brasileiros também levarão propostas – previamente discutidas e traçadas em conferências regionais – que devem constar de um plano nacional único.

O documento será elaborado por conselheiros estaduais do país inteiro e tem como meta nortear as ações dos estados no que diz respeito à criação e aplicação de programas e projetos destinados à segurança alimentar e nutricional. Alagoas realizou este mês três conferências regionais, que culminaram nos dados que serão discutidos, neste sábado, no encontro estadual.

A expectativa da organização do evento é de um público estimado em 400 pessoas. Nas regionais foram escolhidos 80 delegados de todas as regiões do Estado, dentre 190 inscritos. Dentre eles estão dirigentes dos povos indígenas, negros, quilombolas e portadores de deficiência.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos