Blitz do Inmeq vai fiscalizar venda do pão francês em Maceió

O alimento mais comum do café da manhã e do lanche noturno vai ser fiscalizado com mais rigor pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq).

Nesta sexta-feira, o presidente do Inmeq, o economista Virgilio Palmeira, esteve reunido com o presidente da Associação dos Panificadores de Alagoas Alfredo Dacal, e do Sindicato dos Panificadores, Waldomiro Feitosa.

No encontro foi discutida a cobrança de maior rigor na aplicação da portaria do Inmetro de nº 146, publicada no Diário Oficial da União de 20 de junho de 2006, que estabelece a venda do pão francês somente a peso.

A portaria exige que o preço a ser pago pelo quilo do pão francês seja informado em cartaz legível e de fácil visualização e as balanças devem indicar o peso e o preço do produto. No entanto, em Maceió, a venda do pão francês na maioria das padarias dos bairros periféricos é feita por unidade.

Blitz

Para garantir que o consumidor pague pelo valor correto do produto e as padarias cumpram as regras, o Inmeq e as entidades dos panificadores vão realizar blitze surpresas nas padarias.

“A partir de agora, estes comerciantes não terão trégua para se adequar às regras que permitem a venda do pão francês apenas por peso e não por unidade, como estabelece a portaria do Inmetro publicada há quase um ano”, acrescentou Virgilio.

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas e as entidades dos panificadores (Associação e Sindicato) pedem ao consumidor que denuncie qualquer irregularidade na comercialização do pão, através do telefone 3218-9100.

Com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos