Secult promove oficina cultural em Delmiro Gouveia

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza hoje e amanhã, em Delmiro Gouveia, uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com o apoio da prefeitura da cidade. Mais de 90% das prefeituras do Estado não participam de editais das empresas privadas que dispõem de recursos para projetos culturais. A meta da Secult é de até o final do ano promover as oficinas gratuitamente nos 102 municípios alagoanos, revertendo esse quadro.

A oficina é dirigida aos gestores públicos e vai reunir 21 representantes municipais em Delmiro Gouveia. Serão 32 horas de aulas, onde a consultora Regina Célia vai abordar temas, como a estrutura do projeto, planilha orçamentária, linguagem, finalização, apresentação, entre outros.

Tanto as empresas privadas, bem como os órgãos estaduais e federais têm recursos para projetos culturais, mas faltam profissionais capacitados nas prefeituras para elaboração de bons projetos. A oficina irá capacitar os gestores municipais para criarem projetos de teatro, música, dança, folclore e participarem dos editais que são lançados todo ano pelo Ministério de Cultura, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, entre outras empresas ou instituições.

Um exemplo é o projeto Reisado Flor de Mandacaru que foi um dos contemplados alagoanos do Programa Banco do Nordeste de Cultura 2007, uma linha de patrocínio direto do banco para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública. O projeto Reisado vai promover a Oficina de Dança e Expressão Corporal, visando a revitalização da cultura popular do povoado Pedrão, no município de Olho D’Água das Flores.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos