Sebrae lança quinta edição do Prêmio Prefeito Empreendedor

Valderi Melo/Alagoas24horasAlay Correia, Rosiana Beltrão e Renilde Bulhões, presentes ao evento

Alay Correia, Rosiana Beltrão e Renilde Bulhões, presentes ao evento

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL), lançou ontem à noite, no Hotel Meliá a 5ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O prêmio tem como objetivo reconhecer prefeituras que alcançaram bons resultados no estímulo e desenvolvimento dos micro e pequenos negócios, incentivando as empresas alagoanas para buscar crescimento e rentabilidade para economia local.

As categorias e os parâmetros de julgamento terão como base a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Ou seja, as prefeituras serão avaliadas não apenas pelo planejamento e estruturação do município para o desenvolvimento ou estímulo à formalização de micro e pequenas empresas; mas também por medidas que visem a desburocratização da abertura, funcionamento e baixa das MPE; a desoneração tributária; o estímulo às compras governamentais e à exportação para os pequenos negócios; o estímulo ao crédito, capitalização e à tecnologia; bem como a representação, cooperação e associativismo das micro e pequenas empresas; entre outros.

Além de um vencedor para cada região do País, o Sebrae vai premiar municípios em outras cinco categorias: Desburocratização e desoneração tributária para micro e pequenas empresas; Acesso ao crédito para micro e pequenas empresas; Compras governamentais de micro e pequenas empresas; Utilização de Royalties e compensações financeiras para o desenvolvimento municipal e Formalização de micro e pequenas empresas. Um mesmo município poderá ser vencedor em mais de uma categoria.

O evento contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jarbas Omena, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AL, Wilton Malta, do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL), conselheiro Isnaldo Bulhões, do presidente da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (uveal), Cláudio Roberto, do secretário de Planejamento do Estado, Sérgio Moreira e do diretor-superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, além de diversos prefeitos.

“O objetivo do Sebrae e da AMA é reconhecer todos os prefeitos e administradores regionais que fortalecem e incentivam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais. Será gratificante para a nossa economia local ganhar esse prêmio através de projetos e ações empreendedoras”, ressaltou Jarbas Filho.

“Com isso, o Sebrae objetiva captar, reconhecer e disseminar o trabalho de prefeitos que desenvolvem seus municípios com base no apoio aos micro e pequenos empreendimentos”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AL, Wilton Malta.

“Ao longo das quatro últimas edições, o Sebrae conseguiu reunir significativa participação de prefeituras em todo o território nacional, atingindo 20% do total dos municípios brasileiros, revelando uma nova tendência nas administrações. Em Alagoas, o crescimento foi bastante significativo. Na primeira edição tivemos apenas três inscritos e na quarta edição esse número passou para 25 prefeituras inscritas, demonstrando o compromisso dos administradores com o desenvolvimento dos pequenos negócios”, ressaltou o superintendente do Sebrae-AL, Marcos Vieira.

Para dar mais oportunidade aos prefeitos interessados em participar do prêmio, o Sebrae vai realizar, nos meses de julho e agosto, oficinas sobre elaboração de projetos, com foco na potencialidade econômica dos micro e pequenos negócios. As inscrições vão de 20 de junho a 19 de outubro em um dos postos de atendimento do Sebrae/AL ou no site www.sebrae.com.br. A premiação será em março de 2008.

Lei Geral

Além do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, o Sebrae-AL está realizando uma série de ações estratégias para sensibilizar e mobilizar o poder público para criação de mecanismos de implementação da Lei Geral nos municípios.

Desde o início deste mês técnicos da instituição já se reuniram com prefeitos e vereadores de Olho D’Água das Flores, Delmiro Gouveia, Água Branca, Arapiraca e Penedo para falar sobre o papel e atribuições da administração pública e do poder legislativo no que tange a efetivação da lei em Alagoas. Maragogi, Pão de Açúcar e Santana do Ipanema serão os próximos municípios a serem visitados.

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos