Dia internacional de combate às drogas é comemorado em Maceió

Um verdadeiro esquadrão de combate às drogas está montado no calçadão do Centro de Maceió para chamar a população para a discussão sobre o uso desenfreado de drogas em Alagoas, dentro da comemoração do Dia Internacional de Combate ao abuso de Drogas.

De acordo com a coordenação da mobilização, a comemoração tornou-se um dia de protesto que este ano recebeu apoio de diversas entidades, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Saúde por intermédio do Projeto de Saúde Mental (Prosam).

Durante todo o dia de hoje, estão acontecendo atividades educativas, entre as quais, uma panfletagem com o objetivo de alertar, sensibilizar e integrar a sociedade quanto ao comprometimento de todos para a atenção e cuidados com os usuários de álcool e outras drogas.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aproveitaram a ocasião para verificar pressão arterial, enquanto uma equipe do Laboratório Central faz a coleta de sangue para dosagem de glicose. Além disso, deverão acontecer, até o final da tarde, apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e de um grupo de teatro de rua.

De acordo com o coordenador do Prosam, Berto Gonçalo, é importante trabalhar a informação sobre os riscos do abuso dessas substâncias que alteram o nível de consciência dos usuários, levando-os a praticar atos inconseqüentes, podendo até levar à morte.

Em muitos casos, os usuários desenvolvem transtornos mentais como a esquizofrenia. “As estatísticas mostram que a esquizofrenia, por exemplo, é uma das doenças cujo principal agente causador são as drogas. O Álcool é hoje, a segunda causa de internação em clínicas e hospitais psiquiátricos”, disse Gonçalo.

Uma das principais medidas de controle é o trabalho preventivo, realizado pelo Prosam. “Estamos investindo na prevenção de álcool e outras drogas através de campanhas como estas e dos Caps AD, que atualmente só existem em Maceió e Palmeira dos Índios. Entretanto, os demais Caps espalhados pelos municípios têm realizado o trabalho de assistência aos usuários”, completou o coordenador.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos