AMA traz especialistas para debater formação de consórcio para saúde

A experiência bem sucedida dos municípios do Paraná na formação de consórcio publico de saúde, pode ser o exemplo alagoano para a construção de um modelo local que possa suprir as carências em várias regiões do estado. A idéia é da Associação dos Municípios Alagoanos que não esconde a preocupação com a deficiência que existe para o atendimento à população.

Através de uma conferência ,com a presença do presidente do Cisamusep- Consórcio Público intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense, prefeito José Antônio Gargantini, prefeitos e autoridades de saúde vão conhecer exemplos de como agir, de forma conjunta, e encarar o desafio de oferecer saúde de qualidade e com custo administrável para os cofres municipais.

“Nossa principal preocupação é com as unidades de saúde que estão fechadas, como o hospital geral de Santana do Ipanema,enquanto centenas de pessoas doentes têm que se deslocar para atendimento em outros centros”, disse Jarbas Omena Filho. “Os prefeitos vão tirar da própria carne, mas é preciso que os governos – federal e estadual- participem desse movimento, acrescentou.

Com a formação de um consórcio, o primeiro passo será assumir a direção do hospital que vai servir de referência para consultas, exames especializados ,cirurgias e internamentos a pelo menos 25 municípios , totalizando um universo de mais de 200 mil habitantes.

No Paraná, após a formação do Cisamusep, 20 mil pessoas são atendidas por mês em 34 especialidades médicas.Na área odontológica são feitos 1000 procedimentos /mês,além de fisioterapia e nutrição.

O Cisamusep conta ainda com mais de 180 empresas, entre clínicas, hospitais, laboratórios e médicos especialistas credenciados que atendem os municípios com hora marcada em seus estabelecimentos, com base em tabela própria, em qualquer especialidade, alem de outros exames e cirurgias.

O presidente da AMA vê a formação do consórcio como uma saída a curto prazo , dentro da lei, para que a população tenha garantia de atendimento, certeza da ampliação dos serviços e o fim da ambulância como primeira alternativa de socorro.

A reunião entre os prefeitos de Alagoas e os representantes do Cisamusep é nesta sexta-feira,no auditório da AMA, das 9 ás 16 horas.

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos