Técnicos do Iteral e IBGE visitam municípios para revisão de limites territoriais

Técnicos do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitam nesta quinta-feira os municípios de Marechal Deodoro e Pilar para a revisão dos limites territoriais. O trabalho vem sendo realizado pelos dois órgãos com o objetivo de acabar com a disputa territorial por parte de prefeituras alagoanas.

Desde que o censo populacional foi iniciado pelo IBGE, já foram realizados trabalhos de campo nas divisas de Quebrangulo, Chã Preta, Santana de Ipanema, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Joaquim Gomes, União Palmeira, Flexeiras, Novo Lino, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Mar Vermelho, Estrela de Alagoas, além de Águas Belas e Bom Conselho, na divisa entre Alagoas e Pernambuco.

Segundo o técnico agrimensor do Iteral, Milton Lopes, alguns relatórios já foram encaminhados ao IBGE e outros estão em fase conclusiva. “A finalidade do órgão é esclarecer e definir os limites territoriais dos municípios conforme é solicitado ao instituto”, comentou, acrescentando que esta semana foi realizada uma visita de campo nas divisas entre Craíbas e Arapiraca, devendo o trabalho de vistoria ser concluído na próxima semana.

Na última terça-feira, dia 17, o Iteral enviou o relatório conclusivo da revisão dos limites entre São José da Tapera e Pão de Açúcar ao IBGE e aos prefeitos das duas cidades.

Conforme o documento, não houve alteração nas leis de criação dos municípios e, sim, uma modificação na interpretação referente a uma estrada carroçável, que define a divisa entre os dois municípios. Com o levantamento, realizado com a ajuda de equipamentos de GPS, as dúvidas existentes foram esclarecidas pelo órgão.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos