Eletrônico prejudica sono e saúde de jovens

Adolescentes britânicos estão tendo a saúde prejudicada por não dormirem o suficiente ao serem distraídos por aparelhos eletrônicos em seus quartos, revelou uma pesquisa publicada na última terça-feira. O instituto de opinião Conselho do Sono informou que dormir mal pode ser tão prejudicial quanto alimentação ruim e é um motivo de preocupação para os pais com relação ao estilo de vida dos seus filhos.

Após entrevistar mil adolescentes entre 12 e 16 anos, a pesquisa descobriu que uma parcela de 30% dormia apenas entre quatro e sete horas por noite, enquanto o recomendado seria entre oito e nove horas. Quase um quarto dos entrevistados disse que adormecia vendo televisão, ouvindo música ou usando qualquer outro tipo de aparelho eletrônico.

"Essa é uma tendência incrivelmente preocupante", disse Chris Idzikowski, do Centro de Sono de Edinburgo. "O que estamos vendo é o surgimento do "Junk Sleep" — que é dormir por um tempo menor que o recomendado e com uma qualidade inferior à necessária para proporcionar ao cérebro o descanso que ele precisa para funcionar bem na escola."

A maior parte dos adolescentes tem um telefone, um aparelho de som ou uma televisão em seus quartos, sendo que quase dois terços deles têm os três equipamentos.

Cerca de um em cada cinco meninos disseram que a qualidade do sono foi prejudicada por terem deixado a TV ou o computador ligados. A pesquisa também revelou que 40% dos jovens se sentiam cansados todos os dias, e as meninas de 15 e 16 anos foram as que se consideraram piores. Entretanto, apenas 11% disse que estava preocupado com a falta ou a qualidade do sono.

"Estou preocupado que tão poucos adolescentes façam a ligação entre ter um bom sono e como eles se sentem durante o dia", afirmou Idzikowski. "Os adolescentes precisam acordar para o fato de que para sentirem-se bem, atuarem bem e terem boa aparência, eles precisam fazer alguma coisa por seu sono."

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos