Simpósio discute em Maceió Glaucoma com um dos maiores especialistas do País

O glaucoma é uma doença dos olhos que pode levar à cegueira. Ao danificar o nervo da visão (óptico) não permite que ele envie sinais ao cérebro, os quais seriam processados e se transformariam em imagens. A causa da doença ainda não é totalmente conhecida. “Sabe-se que o aumento da pressão intra-ocular é o fator de risco mais importante”, explica a oftalmologista Márcia Medeiros, responsável pela vinda a Maceió do especialista em glaucoma, Vital Paulino Costa, para participar do Simpósio Alcon – O Glaucoma do dia-a-dia.

O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 15, a partir das 19 horas, no hotel Atlantic Maceió, antigo Meliá, para estudantes de Medicina e médicos, especialmente os oftalmologistas. A entrada é gratuita.
“Quando a pressão do olho está elevada, o nervo da visão pode ser comprometido, levando até a cegueira, caso a doença não venha a ser tratada adequadamente”, ressalta a oftalmologista, que faz parte da equipe do Instituto de Olhos de Maceió e da Ocular Clínica de Olhos, no Centro Médico do Iguatemi.

Uma das maiores autoridades no assunto no Brasil, Vital Paulino Costa é chefe do setor de Glaucoma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (SP). É médico-assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (SP), onde fez doutorado.

Fonte: Cristina Sampaio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos