Governo quer conhecer saúde dos servidores

A Secretaria da Gestão Pública (Segesp) e o Observatório de Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) iniciam amanhã uma parceria que vai permitir ao governo do Estado conhecer a situação da saúde dos servidores públicos.

Quarenta e oito estudantes de Medicina da Uncisal vão aplicar um questionário padrão com os 300 servidores da Segesp (efetivos e comissionados) e fazer entrevistas individuais para levantar informações que possam contribuir com programas e projetos de promoção à saúde. Esse trabalho será feito em todos os órgãos públicos, mas o projeto piloto será na Segesp. O resultado final vai diagnosticar as condições de saúde dos servidores e oferecer melhorias.

O questionário-padrão foi aprovado pelo comitê de ética da Uncisal e aborda questões relativas a características sociais, demográficas e econômicas, hábitos de vida, doenças crônicas e seus fatores de risco, utilização de serviços de saúde e de medicamentos, qualidade de vida, e saúde psicológica. O servidor, por sua vez, não é obrigado a participar da pesquisa, mas será incentivado a colaborar com a proposta do mapeamento da saúde pública no Estado.

Esse diagnóstico da saúde é a primeira etapa do processo. Em segundo, vem as intervenções que constam de organizar o serviço de medicina do trabalho (perícia médica) de acordo com as necessidades da população pesquisada; criar serviços adicionais em parceria com a Uncisal, o Ipaseal Saúde e outros órgãos ligados direta e indiretamente à saúde e ao bem-estar das pessoas, e implantar junto à Uncisal, um ambulatório para monitoramento da população dos servidores que tiverem algum tipo de doença crônica, ou que precisa de acompanhamento médico.

A terceira e última etapa do projeto é exatamente a avaliação e o monitoramento dos resultados encontrados. “Vamos poder, por exemplo, saber quantos servidores públicos não têm plano de saúde e oferecer a essa parcela um serviço personalizado de acordo com as necessidades”, exemplifica o secretário-adjunto de Gestão de Pessoas da Segesp, João Carlos Barros. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos