Fiscais da Vigilância Municipal são premiados em Goiás

Dois fiscais da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) do município de Maceió tiveram seu trabalho de especialização premiado no Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal), realizado em Goiás, de 12 a 17 deste mês.

Os médicos veterinários Ricardo Walker e Ronaldo Pimentel conquistaram o 1° lugar entre os 25 trabalhos apresentados no evento com a monografia “Avaliação das Práticas de Manipulação de Alimentos por Ambulantes: subsídios para um programa educacional”.

Formulado em parceria com Mônica Dâmazo e orientado pela professora Ana Cristina Normande, da Universidade Federal de Alagoas, o trabalho de monografia – realizado como conclusão do curso de especialização Qualidade de Alimentos, pelo Cesmac, – teve como objetivo identificar fatores de risco na manipulação e comercialização de alimentos vendidos por ambulantes que possam oferecer riscos à saúde do consumidor.

“Além de fazer um levantamento criterioso sobre a atividade, que aparece cada vez mais como opção de renda, nosso trabalho também teve a finalidade de subsidiar as vigilâncias municipais na formulação de suas ações educativas”, complementa Ricardo Walker.

Realizada durante o carnaval do ano passado, a pesquisa de campo foi baseada num check list criado pelo grupo, que listou uma série de itens e fatores para verificar as boas práticas de manipulação dos alimentos entre os ambulantes que comercializam seus produtos na orla marítima.

O levantamento foi feito nos municípios de Coruripe, Barra de São Miguel, Paripueira, Barra de Santo Antônio e Maragogi. O trabalho detectou falhas de temperatura na conservação dos alimentos e a inadequação na armazenagem da água utilizada, além da constatação de que nenhum ambulante havia passado por cursos de capacitação.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos