Fórum Permanente Contra Violência faz balanço positivo sobre Campanha do Desarmamento

Alagoas24horasO advogado Mirabel Alves: "Impunidade estimula a criminalidade".

O advogado Mirabel Alves: "Impunidade estimula a criminalidade".

A Campanha do Desarmamento promovida em parceria pela Polícia Federal e Governo Federal superou as expectativas, conforme a assessoria da PF, responsável pela coordenação da campanha em Alagoas. Até o fim da manhã de hoje haviam sido entregues, 7.500 armas.

De acordo com a assessoria, todos os objetivos foram alcançados e em alguns locais do Brasil, o número de armas recolhidas já reflete na diminuição dos índices de violência. Em Alagoas, a satisfação da PF é compartilhada pela ONG Fórum Permanente Contra a Violência, presidida pelo advogado Mirabel Alves.

O senhor acredita que a campanha tenha atingido o seu objetivo?

Sim. Nós do Fórum Permanente encaramos o resultado como algo positivo para toda a sociedade, pois são mais de sete mil armas que saem de circulação, evitando crimes que poderiam ocorrer caso elas tivessem nas mãos de pessoas que não possuem perícia para manuseá-las.

A quem a campanha atinge, na sua opinião?

Estas armas que foram recolhidas são de pessoas que as tinham guardado para defesa pessoal. Houve uma conscientização que atingiu estas pessoas e elas passaram a enxergar a arma em mãos erradas como um perigo. Por esta razão, os crimes de homicídio são evitados. Pessoas que poderiam praticar um crime ao tentar se defender não farão.

No entanto, o senhor concorda que o criminoso não foi à Polícia Federal entregar sua arma e continua oferecendo perigo a sociedade.

Antes de tudo é bom ressaltar que não tínhamos a ilusão de convencer aquele que tem a arma com as intenções de cometer um crime. Estas pessoas que ainda possuem armas irão responder por elas nos rigores das leis. Pois, atualmente, o porte ilegal de arma é crime inafiançável e quem não entregou suas armas é porque fez questão de estar desinformado, ou porque possui segundas intenções.

Então o senhor acredita que a campanha foi eficiente na tentativa de conscientizar a sociedade sobre o perigo de se manter arma em casa?

Com certeza. Manusear uma arma sem o conhecimento necessário para isto é correr perigo. Nós, do Fórum, defendemos a arma apenas para segurança estatal ou para pessoas que possuem o conhecimento comprovado (porte de arma expedido pela Polícia Federal). Convencemos as pessoas que não possuíam intenção de cometer crimes, de que elas efetivamente não precisam das armas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos