O vôo da Águia

A senadora Heloisa Helena (P-Sol) está de alma lavada e não esconde de ninguém a satisfação pelos escândalos que colocam o ex-ministro José Dirceu na berlinda, desmascaram a banda podre do PT e deixam o governo vulnerável. Ela e os deputados Babá (PA) e Luciana Genro (RS) foram expurgados do PT por terem se insurgido contra a orientação do partido; foram os rebeldes da primeira hora – vítimas de Dirceu.
Não poderia haver chance melhor para a senadora alagoana; tudo veio no momento em que mais precisava para reaparecer na mídia – Heloísa pode se transformar na “musa da CPI”; sua presença em plenário tem o poder de ouriçar a massa. Ela ainda não se definiu se disputará a reeleição no ano que vem – e só tem uma vaga para o Senado; se vai concorrer à Câmara Federal ou se alça vôo maior, disputando a Presidência da República. “Ainda é cedo para tomar decisões nesse sentido”, responde a senadora.
A presença da senadora é a pedra que o PT terá de transpor com muita cautela; não dá para peitá-la e os petistas sabem disso. Heloísa Helena pode ser a grande estrela da CPI e não importa se na condição de integrante efetiva ou coadjuvante; se ela souber se transformar no off que alimenta a mídia, terá o espaço de que precisa para retomar a projeção ofuscada pelo marasmo até antes da crise dos Correios. A senadora já avisou que vai ficar na cola da CPI.
Quem conhece as entranhas do Congresso Nacional sabe que uma CPI só prospera quando trabalha em consonância com a mídia; é a repercussão na imprensa que dita o ritmo dos trabalhos, independente de o governo ter ou não o controle da presidência e da relatoria. O fato de o governo não ter encaminhado até agora toda a documentação sobre os processos licitatórios nos Correios, é péssimo para o presidente Lula porque mostra que o governo deseja esconder algo comprometedor; mas deu a primeira oportunidade para a senadora se sair muito bem na posição de investigadora.
Não tenham dúvidas de que a senadora Heloísa Helena vai encurralar ainda mais o ex-ministro José Dirceu; vai custar caro ao governo Lula preservar seu ex-ministro. E, olhando pelo retrovisor, custa acreditar que o todo-poderoso ministro da Casa Civil, dono da última palavra no governo, esteja agora na condição de réu; de denunciante e investigador, passe a denunciado e investigado. A senadora Heloísa Helena sabe que as alegações de Zé Dirceu, defendendo-se das denúncias, não têm consistência; o ex-ministro não optou por permanecer calado por estratégia, mas pela necessidade de não aguçar a ira contra ele.
Dirceu só vai falar o suficiente; enfraquecido como está, o ex-ministro sabe que, calado, ainda está errado. A vez, agora, é da senadora Heloísa Helena; cabe ao PT e a Dirceu ouvirem calados – no máximo, poderão fazer de conta que não ouviram.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos