Renan diz que Congresso deve focar investigação no que a sociedade quer saber

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse, em entrevista hoje, que no trabalho das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), o Congresso tem que focar a investigação naquilo que a sociedade quer saber. Dessa forma, acrescentou, as CPIs não serão obstáculo para o trabalho legislativo.

Renan informou que vai conversar com os líderes para tentar chegar a um acordo na escolha dos nomes dos relatores e presidentes das novas CPIs que deverão ser instaladas: a dos Bingos e a das Privatizações. Os líderes já indicaram os nomes para a composição dessas duas comissões.

A CPI dos Bingos deverá investigar a suposta ligação de casas de bingo com o crime organizado e denúncias de corrupção contra o ex-assessor da Casa Civil da Presidência Waldomiro Diniz, flagrado cobrando propina do empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, conhecido também como Carlinhos Cachoeira.

Já a CPI das Privatizações concentrará a investigação no Programa Nacional de Desestatização (PND), de 1990 a 2004, e nos critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conceder empréstimos nos processos de privatização.

A CPI do "Mensalão" deverá ser objeto de acordo entre os líderes na Câmara dos Deputados, pois deverá apurar as acusações do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) sobre a compra de votos de deputados.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos