Defesa Civil municipal monta cartilha para ensinar ações de emergência

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) transformou o Plano de Contingência para o inverno deste ano em uma cartilha que já vem sendo distribuída entre as secretarias do município que compõem a Defesa Civil de Maceió. A cartilha "Alerta 2005" reúne várias ações que devem ser adotadas por cada uma das secretarias nos casos de emergência registrados durante o período chuvoso, como deslizamentos de terra, desabamentos e enchentes.

Entre as secretarias e superintendências que estão recebendo as cartilhas da Defesa Civil estão a Superintendência de Obras e Urbanização (Somurb), Superintendência de Iluminação de Maceió (Sima), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), além da Guarda Municipal e demais órgãos que formam a administração municipal.

De acordo com a cartilha, as áreas planas de Maceió sujeitas a alagamentos e inundações foram divididas em regiões, sendo identificadas às situações mais críticas e os procedimentos a serem adotados pelos órgãos parceiros do Sistema de Defesa Civil.

O atendimento às vitimas dessas áreas vinha sendo feito apenas pelo Corpo de Bombeiros e pela equipe técnica da Somurb, responsável pela execução dos serviços emergenciais de limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais da Capital.

O Plano de Contingência, que serviu de base para a confecção da cartilha, foi elaborado contando apenas com os cadastros meteorológicos e demais informações fornecidas pelos órgãos que formam a administração municipal.

A elaboração do "Alerta 2005" também atende a uma exigência do Sistema Nacional de Defesa Civil, além de servir de base para o Plano Preventivo de Defesa Civil de Maceió, que ainda será regulamentado por decreto municipal.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos