Jorge VI prevê cassação de Jefferson e Zé Dirceu

Flávia Duarte - ALAGOAS 24 HORASDeputado diz que dificilmente Lula será candidato á reeleição

Deputado diz que dificilmente Lula será candidato á reeleição

O deputado federal Jorge VI (PSDB-AL) previu a cassação dos deputados Roberto Jéferson (PTB-RJ) e José Dirceu (PT-SP), envolvidos nos escândalos dos Correios e do “mensalão” – pagamento de propina à base aliada do governo. Em entrevista ao Alagoas24horas, o deputado alagoano estimou em 15 o número de parlamentares que deverão perder o mandato por estarem envolvidos diretamente nos esquemas para desviar dinheiro das estatais e no recebimento de dinheiro em troca do apoio ao governo.

Depois de considerar a crise como gravíssima Jorge VI observou que o presidente Lula fez de tudo para evitar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI); primeiro tentando barrar a proposta, depois tentando limitar a investigação às denúncias de corrupção nos Correios e, finalmente, cooptando 70 deputados signatários da proposta para criação da CPI em troca da liberação de verbas das emendas do Orçamento da União. “Isso demonstra que o governo se sente encurralado pelas denúncias”, completou.

A ENTREVISTA
Em visita à sede do Alagoas24horas, o deputado Jorge VI só não quis opinar sobre a decisão do PMDB de apoiar o governo “porque não devo me manifestar sobre posições que não são as do meu partido, que é o PSDB”.

– O senhor acha que o presidente Lula tinha conhecimento dessas negociatas?
Jorge VI – Claro que o presidente sabia de tudo, porque nada é feito no governo e no PT sem o conhecimento da cúpula petista. O Zé Dirceu ( deputado federal, ex-ministro da Casa Civil) é o homem da confiança do presidente Lula, logo, o presidente da República tinha conhecimento de tudo que estava se passando.

– O senhor acredita que a CPI vai punir alguém?
Jorge VI – Vai punir sim e eu até arrisco a dizer que no mínimo 15 deputados envolvidos diretamente no esquema de corrupção e no “mensalão” serão cassados, entre eles o Roberto Jéferson e o Zé Dirceu.

– A situação do Zé Dirceu é tão grave assim?
Jorge VI – Com a CPI dos Bingos, com os depoimentos do Valdomiro Dinis, não tem como o Zé Dirceu se livrar. Pelo que se sabe, pelo que se comenta em Brasília, o Zé Dirceu tem envolvimento muito estreito com o Valdomiro, que, aliás, era assessor do governo nomeado pelo Gabinete Civil.

– Mas o governo obteve uma vitória com a CPI para apurar também a compra de votos para a reeleição do Fernando Henrique Cardoso.
Jorge VI – Isso não tem sentido, a não ser que se pretenda fazer uma sessão espírita para ouvir quem já morreu, como é o caso do Serjão (ex-ministro das Comunicações de FHC, Sérgio Mota), que é o único citado. Ou, então, terão de recolocar o Fernando Henrique no governo e fazer o impeachement, o que é impossível.

– O senhor acredita que, depois dessas denúncias, o PT e o governo Lula não serão mais os mesmos?
Jorge VI – Com certeza. Veja que o PT sempre se apresentou como o grande defensor da moral e da ética; era o grande defensor das CPIs, o PT acreditava que a CPI era o instrumento das minorias. E agora o PT tentou barrar a CPI. Eu acredito, e essa é uma opinião pessoal, que diante desse desgaste o presidente Lula não será candidato à reeleição. Essa é uma opinião pessoal, sou eu que estou dizendo, não é posição do PSDB.

– O PSDB não quer garantir a governabilidade?
Jorge VI – Não se trata disso. Nós, do PSDB, não estamos fazendo o que o PT fez com a gente, fez com o Fernando Henrique. Em seis meses de governo o PT saiu às ruas pregando fora FHC e nós não queremos isso. Queremos que as denúncias sejam apuradas. É isso o que queremos. O PSDB reuniu os 50 deputados e senadores e discutiu exatamente isso, a apuração das denúncias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos