Exportações no país cresceram o dobro da média anual

Segundo estimativas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações brasileiras crescem praticamente o dobro da média mundial, desde junho do ano passado.

Dados divulgados pelo ministro Luiz Fernando Furlan indicam que a média das exportações mundiais neste ano crescerá abaixo de 10%, devendo a média brasileira, no final do ano, atingir a meta de 17%. “Em um determinado mês, ela pode estar abaixo da média mundial, dependendo da base do ano anterior, mas no ano nós estaremos crescendo muito próximo do dobro da média mundial", afirmou o ministro.

Para o secretário de Comércio Exterior, Ivan Ramalho, apenas dois países têm uma média de crescimento das exportações superior à brasileira: Rússia e China, ambos com 35%. "É importante lembrar que, nessa comparação que se faz com o restante do mundo, tanto em 2003 quanto em 2004 o Brasil manteve uma média de crescimento de 32% nas exportações. Nos últimos 12 meses, é de aproximadamente 30%. Acredito que em 2005 vai haver pouca mudança nesse quadro", declarou Ramalho.

O ministro Furlan explicou que a conquista de novos mercados ajudou o crescimento das exportações do país. E o secretário Ivan Ramalho acrescentou que elas têm apresentado crescimento "muito bom para mercados não tradicionais".

Ramalho citou como exemplos os aumentos registrados nas vendas de janeiro a junho, comparados com o mesmo período do ano anterior, para a Europa Oriental (69,2%), África (43,7%) e Associação Latino-Americana de Integração – Aladi (35,7%).

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos